Objetivos |
O curso visa propiciar uma leitura crítica, do pontos de vista
psicanalítico, sobre a problemática da educação no mundo contemporâneo,
procurando analisar os efeitos desagregadores da pós-modernidade sobre a
construção da identidade do professor, do aluno adolescente, e do
conhecimento. Visa proporcionar ao futuro professor bases para
resistência, elaboração de sentido próprio à prática docente e criação
de espaços de educação possível. |
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Docente(s) Responsável(eis) |
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95532 - Leandro de Lajonquière
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43669 - Maria Cecilia Cortez Christiano de Souza
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1465050 - Maria Izabel Galvão Gomes Pereira
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1517252 - Monica Guimaraes Teixeira do Amaral
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1979202 - Rinaldo Voltolini
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Programa Resumido |
A partir do referencial psicanalítico, o curso examina o impacto
da cultura contemporânea sobre os sujeitos, principalmente
adolescentes, implicados no ato educativo; discute criticamente o
discurso psicológico hegemônico; examina e propõe temas de reflexão
acerca de estratégias e intervenções possíveis na crise atual da escola
brasileira.
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Programa |
O campo da Psicanálise e Educação. O impossível produtivo na
Educação A Psicanálise e o discurso pedagógico A comtemporaneidade e o
mal-estar na Educação: A cientificização ; O declínio da autoridade e
da responsabilidade; Da transmissão do legado cultural ao
desenvolvimento de potencialidades; O utilitarismo do saber – A
subjetividade adolescente e o mal estar da cultura | Estratégias e
intervenções possíveis na crise atual da escola brasileira |
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Avaliação |
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Método |
Aulas expositivas, seminários e análise de textos |
Critério |
Participação em pelo menos 75% das atividades do curso, leitura
dos textos obrigatórios, participação nos trabalhos e avaliações. |
Norma de Recuperação |
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AMARAL, M. . O espectro de Narciso na modernidade: de
Freud a Adorno. São Paulo, Ed. Estação liberdade/FAPESP, 1997. AMARAL,
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M. C. C. C. - Ensaios sobre a Escola e a Memória. Tese de
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