Objetivos |
A disciplina objetiva discutir as relações entre desenvolvimento
psíquico e as marcas culturais que o constituem, buscando
instrumentalizar os alunos para a compreensão de uma abordagem teórica
específica e para o enfrentamento de alguns desafios presentes na
prática educativa escolar na sociedade contemporânea. |
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Docente(s) Responsável(eis) |
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85750 - Marta Kohl de Oliveira
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1755370 - Teresa Cristina Rebolho Rego de Moraes
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Programa Resumido |
A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E A COMPREENSÃO DO FENÔMENO
EDUCATIVO
A disciplina objetiva discutir as complexas relações
existentes entre desenvolvimento psíquico e as marcas culturais que o
constituem. Partindo dos pressupostos da abordagem histórico-cultural
(especialmente de seu principal representante, Lev S. Vygotsky) e de
outras fontes teóricas, fruto de investigações recentes, visa
instrumentalizar os alunos para a compreensão dos processos de
constituição da singularidade psicológica de cada sujeito humano,
evidenciando o papel da educação nesse processo. Pretende-se examinar
também novas perspectivas teóricas que possam ajudar a elucidar pontos
ainda obscuros no debate atual em torno da noção das diferentes fases do
desenvolvimento (infância, adolescência e vida adulta), da ação do
professor e, mais especificamente, de alguns desafios presentes na
prática educativa escolar na sociedade contemporânea.
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Programa |
A psicologia e os desafios da prática docente
Modelos
psicológicos do desenvolvimento humano e implicações educacionais
O
papel da cultura no desenvolvimento humano
Interação entre
aprendizado e desenvolvimento
As relações pensamento-linguagem
Funcionamento
intelectual e a questão da inteligência
Impactos da
escolarização na constituição de singularidades
Adolescência:
universo psicológico e social
Escola, adolescência e mundo
contemporâneo
As complexas relações entre universo familiar e
escolar
Desenvolvimento humano e a temática da deficiência: os
desafios da inclusão
As relações pensamento-linguagem
Docência
e tensões do cotidiano escolar
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Avaliação |
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Método |
Aulas expositivas, discussões em grupo, análise de filmes e de
outros materiais. |
Critério |
Trabalhos individuais e em grupos |
Norma de Recuperação |
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ABRAMO, H. O jovem, a escola e os desafios da sociedade
atual. In: REGO, T. C.; GROUSBAUM, M.; ISECSON, L. (Coords.) Ofício de
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