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Didática

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Objetivos
A disciplina Didática pretende contribuir para a formação do professor, enquanto agente de ensino na educação institucional, através de :
1) análise da natureza das produções sobre ensino e sua relação com a orientação da prática pedagógica;

2) apresentação de diferentes perspectivas de análise da relação entre ensino e aprendizagem e da relação professor aluno;

3) discussão de questões da prática pedagógica no cotidiano escolar
 
Docente(s) Responsável(eis)

87202 - Manoel Oriosvaldo de Moura
 
Programa Resumido
O curso de Didática pretende contribuir para a formação do professor mediante o exame das especificidades do trabalho docente na situação institucional escolar. Para tanto propõe o estudo de teorizações sobre o ensino, das práticas da situação de aula e das determinações sociais na organização e desenvolvimento do trabalho pedagógico.
Trata-se portanto, de analisar a situação especificamente didática, que é a aula, buscando compreender a relação professor-aluno-conhecimento, de maneira `a dotar o futuro professor de condições para criar alternativas de atuação.
 
Programa
1. A Didática, o Ensino e seu caráter na escola contemporânea.
1.1. História e teorizações sobre o ensino.
2. Organização do trabalho pedagógico/didático na escola.
2.1. Projeto pedagógico e planejamento de ensino.
2.2. A natureza do trabalho docente e suas relações com o sistema de ensino e a sociedade.
2.3. O trabalho docente no contexto escolar.
3. Situações de ensino: a aula.
3.1. A relação pedagógica e a dinâmica professor-aluno-conhecimento.
3.2. Organização das atividades do professor e do aulo.
3.3. Recursos e técnicas de ensino.
4. Questões críticas da didática: disciplina e avaliação.
 
Avaliação
     
Método
A disciplina será desenvolvida predominantemente através de discussões, análise de textos e trabalhos práticos. Utilizar-se-ão trabalhos individualizados e em g
Critério
A avaliação será contínua, através da participação do aluno nas atividades de classe e extra - classe, das leituras realizadas e de trabalhos e provas
Norma de Recuperação

 
Bibliografia
     

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ZABALA, Antoni. A Prática Educativa . Porto Alegre, Artes Médicas 1998
Subpáginas (1): Didática 2010
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