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Didática 2010

EDM402 - DIDÁTICA
Segundo Semetre 2010
Turma 2010234
Docente Responsável:
Cláudia Valentina Assumpção Galian
claudiavalentina@usp.br

Plano de Curso e Instruções Preliminares

Ementa: O curso de Didática pretende contribuir para a formação do professor
mediante o exame das especificidades do trabalho docente na instituição escolar. Para
tanto, propõe o estudo de teorizações sobre o ensino, de práticas da sala de aula e de
possibilidades de desenvolvimento do trabalho pedagógico frente às conjunturas sociais.
Trata-se, portanto, de analisar as situações de sala de aula, buscando compreender a
relação professor-aluno-conhecimento, de maneira a propiciar ao futuro professor
condições para criar alternativas de atuação.

Programa: os objetivos do curso deverão ser atingidos por meio da discussão dos
seguintes tópicos:

• Didática
• Professor
• Escola
• Aluno
• Disciplina
• Avaliação

Organização do curso:
O curso se desenvolverá com base num conjunto de atividades.

1. Leitura e discussão de textos
Para cada aula estão determinadas leituras básicas e complementares. Esta
leitura prévia é imprescindível porque a aula se concentrará na discussão das
questões que deverão partir desse primeiro esforço de aproximação aos temas
tratados.

2. Projeto de aula
Organizados em grupos, os alunos deverão planejar e ministrar uma aula que
deverá versar sobre um tema que integre as áreas de estudo de todos os
componentes do grupo. Os grupos devem propor atividades para as séries finais
do Ensino Fundamental ou para o Ensino Médio. Além da aula, devem ser
entregues os planos de aula com a definição de objetivos, forma de abordagem
do tema, forma de avaliação, recursos didáticos utilizados e bibliografia consultada.

3. Estágio
A disciplina conta com um estágio obrigatório de 20 horas. Para a sua
realização, cada aluno deverá escolher um dos temas abordados nos módulos do
curso e, sob essa perspectiva, realizar observações de aula, preferencialmente em
escolas públicas, no Ensino Fundamental II, Ensino Médio ou EJA. O aluno
deve compor um roteiro de observação de aula no qual serão especificados os
aspectos a serem observados na discussão a ser elaborada no relatório final de
estágio. A composição do roteiro e a elaboração do relatório final podem ser
feitas em duplas ou trios.

4. Trabalho final
Considerando os temas Didática ou Professor, cada aluno deverá elaborar um
trabalho final que sintetizará suas reflexões. Para tal, devem ser considerados os
textos lidos e discutidos e pelo menos uma das leituras complementares
sugeridas.

Este trabalho será entregue em duas versões: uma primeira, que será lida e
comentada pela professora e uma segunda que resultará da reformulação
conduzida a partir das indicações apresentadas. É importante ressaltar que A
SEGUNDA VERSÃO DEVERÁ VIR ACOMPANHADA DA PRIMEIRA
VERSÃO  COMENTADA.
Avaliação: A avaliação do aproveitamento dos alunos levará em conta todas as
atividades desenvolvidas: leitura e discussão dos textos, projeto de aula, relatório final
de estágio e trabalho final.

Cronograma de atividades:

  • Aula 1 (03/08)  Apresentação do programa de curso.

  • Aula 2 (10/08) Leituras indicadas/atividades:


A Didática

GIMENO SACRISTÁN, J. A Educação obrigatória: uma escolaridade igual para sujeitos diferentes em uma escola comum. In: A educação obrigatória: seu sentido educativo e social. Porto Alegre: Artmed, 2001, p. 71-97.


Leituras complementares:

BRUNER, J. Saber é igual a fazer. ln: A cultura daeducação. Porto Alegre: Artmed, 2001, p. 145-152

  • Aula 3 (17/08) Leituras indicadas/atividades:

CASTRO, A. D. O ensino: objeto da Didática. In: CASTRO, A. D., CARVALHO, A. M. P. (orgs.). Ensinar a Ensinar. Didática para a escola fundamental e média. SãoPaulo: Pioneira/Thomson Learning,2001, p. 20- 23 .

Leituras complementares:

GIMENO SACRISTÁN, J. O currículo: os conteúdos do ensino ou uma análise da prática? In: GIMENO SACRISTÁN, J., PÉREZ-GÓMEZ, A. I. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artmed, 1998, p. 119-142.

  • Aula 4 (24/08) Leituras indicadas/atividades:

Leituras complementares:

HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (org.). Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1992, p. 31-61.

  • Aula 5 (31/08) Leituras indicadas/atividades:

TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas conseqüências com relação à formação do magistério. Revista Brasileira de Educação, jan-mar/2000, n. 13, p. 5-34,  5-24.

Leituras complementares:

HARGREAVES, A. Individualismo e individualidade. ln: Os professores em tempos de mudança: o trabalho e a cultura dos professores na idade pós-moderna. Lisboa: McGraw HiIl, 1998, p. 183-208.

  • Aula 6 (14/09) Leituras indicadas/atividades:

SOUSA, C. P. A evocação da entrada na escola: relatos autobiográficos de professores e professoras. In: BUENO, B. O., CATANI, D. B., SOUSA, C. P. (orgs.). A vida e o ofício dos professores. Formação contínua, autobiografia e pesquisa em colaboração. São Paulo: Escrituras 2000, p. 31-44.


Leituras complementares:

ALMEIDA, G. O professor que não ensina. São Paulo: Summus, 1996.

  • Aula 7 (21/09) Leituras indicadas/atividades:

A Escola

SNYDERS, G. A alegria na escola. São Paulo: Manole Ltda, p. 185-209.


Leituras complementares:

MORAIS, R. (org.). Sala de aula. Que espaço é esse? Campinas: Papirus, 1994

  • Aula 8 (28/09) Apresentação de grupos (Projeto de aula):
Apresentação Grupo 1

Apresentação Grupo 2
  • Aula 9 (05/10) Leituras indicadas/atividades:
O Aluno

CHARLOT, B. A criança no singular. Presença Pedagógica, vol. 2, n. 10, jul-ago/1996, p. 5-15.

Leituras complementares:

GREEN, B., BIGUM, C. Alienígenas na sala de aula. In: SILVA, T. T. Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. 2 ed. Petrópolis: Vozes, 1998, . 208-243.

Obs.: Entrega da primeira versão Trabalho Final

  • Aula 10 (19/10) Leituras indicadas/atividades:
A Disciplina

CHAMLIAN, H.
A disciplina: uma questão crucial da Didática. ln: CASTRO, A. D., CARVALHO, A. M. P. (orgs.). Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e média. São Paulo: Pioneira/Thomson Learning, 2001, p. 75-93.

Leituras complementares:

FOUCAULT, M. Vigiar e  punir, Petrópolis: Vozes, 1987, 9a ed.

  • Aula 11 (26/10) Leituras indicadas/atividades:
GU1MARÂEs, C. E. A disciplina no processo ensino-aprendizagem. ln: Didática, São Paulo, 1982, p. 33-39.

  • Aula 12 (09/11) Apresentação de grupos (Projeto de aula)
  • Aula 13 (16/11) Leituras indicadas/atividades:
A Avaliação GIMENO SACRISTÁN, J.  O currículo avaliado. In: O currículo. Uma reflexão sobra a prática. Porto Alegre: Artmed, 3a ed., 2000, p. 311-334.

Leituras complementares:

PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens. Entre duas lógicas. "Porto Alegre:  Artmed, 1999.

Obs.: Entrega do Relatório de Estágio.

  • Aula 14 (23/11) Apresentação de grupos (Projeto de aula)
  • Aula 15 (30/11) Leituras indicadas/atividades:
SAMPAIO, M. M. F. Um gosto amargo pela escola. Relações entre currículo, ensino e fracasso escolar. São Paulo: EDUC/FAPESP, 1998, p. 117-154.

Obs.: Entrega da segunda versão do Trabalho Final.

  • Aula 16 (07/12) Avaliação do Curso
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