Disciplinas‎ > ‎

Educação Patrimonial em Ambientes Naturais e Construídos

Objetivos
Introduzir conceitos de educação patrimonial e sua importância na preservação da herança cultural.
Estabelecer relações entre professores, alunos e gerenciadores do patrimônio.
Entender a relação entre ambiente histórico e natural e a necessidade de sua preservação para a humanidade e as gerações futuras.
 
Docente(s) Responsável(eis)

146604 - Eliane Aparecida Del Lama
 
Programa Resumido
Conceitos em herança cultural.
Causas de deterioração de rochas.
Conservação e gerenciamento do patrimônio.
Consciência patrimonial.
Patrimônio mundial e brasileiro.
 
Programa
Conceitos em herança cultural.
Patrimônio construído x patrimônio natural.
Entendendo um local histórico.
Causas de deterioração de rochas.
Conservação e gerenciamento do patrimônio.
Desenvolvimento sócio-econômico e turístico.
Consciência patrimonial.
Patrimônio mundial.
Patrimônio brasileiro.
Estudos de caso.
 
Avaliação
     
Método
aulas teóricas e recursos multimídia.
Critério
trabalhos de pesquisa bibliográfica e apresentação de seminários.
Norma de Recuperação
Conforme a Resolução 3583, de 29.09.89.
 
Bibliografia
     

Brandi, c. 2004. Teoria da Restauração. Ateliê, São Paulo, 261p.
Camargo, H. L. 2002. Patrimônio histórico e cultural. Editora Aleph, São Paulo, 103p.
Choay, F. 2006. A alegoria do patrimônio. Editora UNESP, São Paulo, 288p.
Funari, P. P., Pelegrini, S.C.A. 2006. Patrimônio histórico e cultural. Jorge Zahar Editor, Rio de Janeiro, 72p.
IPHAN. 1999. Cartas patrimoniais. Rio de Janeiro.
Ministério da Cultura - Programa Monumenta. 2005.
Sítios históricos e conjuntos urbanos de monumentos nacionais: norte, nordeste, centro-oeste. Cadernos Técnicos 3, 456p.
Ministério da Cultura - Programa Monumenta. 2005. Sítios históricos e conjuntos urbanos de monumentos nacionais: sudeste e sul. Cadernos Técnicos 4, 392p.
Viñas, S.M. 2005. Contemporary theory of conservation. Elsevier, Great Britain, 239p.
UNESCO - ICCROM. 2006. Introducing young people to the protection of heritage sites and historic cities. A practical guide for school teachers in the arab region, 116p.