Objetivos |
Proporcionar aos alunos conhecimento sobre a construção
histórica das ciências em sua complexidade, enfatizando práticas,
técnicas e metodologias. Elaborar uma visão crítica sobre a
construção histórica da ciência. Fazer relações entre a história das
ciências e o ensino de geociências. Construir relações
contextualizadas sobre a prática científica, relacionando-a ao contexto
político, social e econômico de cada período.
|
|
Docente(s) Responsável(eis) |
|
5983069 - Ermelinda Moutinho Pataca
|
|
55721 - Nelio Marco Vincenzo Bizzo
|
|
|
Programa Resumido |
A ciência na História; relações multidisciplinares das ciências;
considerações históricas sobre a ciência desde a antigüidade aos dias
atuais. A história das geociências. A História das Ciências no Brasil.
Relações entre história das ciências e ensino. |
|
Programa |
Problematização acerca da ciência – seus métodos, objetivos e
inserção na sociedade • Interpretação de modelos e teorias nas
ciências • A ciência na antigüidade • Ciência na idade média •
Arte, Ciência e Tecnologia durante o renascimento • Século XVII – A
Revolução científica • Século XVIII – Iluminismo • Século XIX –
Consolidação da ciência moderna • Século XX – Grandes inovações
científicas e tecnológicas A ciência e a tecnologia no Brasil História
das ciências e ensino
|
|
Avaliação |
|
Método |
Aulas expositivas e dialogadas Dinâmicas de grupo Planejamento
e apresentação e participação em seminários Aulas práticas em museus
de ciências (Museu de zoologia da USP; Pinacoteca do Estado, etc.)
|
Critério |
•Explicação, análise e interpretação do significado de conceitos
e fatos trabalhados em aula; •Incorporação dos conceitos trabalhados
em aula num trabalho final. Capacidade de pesquisa. •Avaliação de
monografia
|
Norma de Recuperação |
critérios de aprovação e épocas de realização das provas ou
trabalhos |
|
|
|
BRAGA, Marco, GUERRA, Andreia; REIS, José Cláudio. Breve
história da ciência moderna. Rio de Janeiro: Jorge Zahar editor, 2003. CHASSOT,
Attico. A Ciência através dos tempos. São Paulo: Moderna, 1994. LOSEE,
John. Introdução histórica à filosofia da ciência. São Paulo: Editora
Itatiaia, 1979. MARTINS, Roberto de Andrade. O Universo: Teorias
sobre sua origem e Evolução. São Paulo: Moderna, 1994. MOTOYAMA,
Shozo. Ciência e tecnologia no Brasil. São Paulo: EDUSP, 2004. RONAN,
Colin A. História Ilustrada da Ciência. São Paulo: Círculo do livro,
1987. 4 volumes. RUDWICK, Martin. El significado de los fósiles.
Madrid: Hermann Blume, 1987. SERRES, Michel. Elementos para uma
história das ciências. I. Da Babilônia à Idade Média. Lisboa: Terramar,
1989. SOLLA PRICE, Derek de. A ciência desde a babilônia. Belo
Horizonte: Editora Itatiaia, 1976. | |
|
|