História das Ciências 2010

História das Ciências

Professora:

Ermelinda Moutinho Pataca


OBJETIVOS:

- Proporcionar conhecimento sobre a construção histórica das ciências em sua
complexidade, enfatizando práticas, técnicas e metodologias.

- Elaborar uma visão crítica sobre a construção histórica da ciência.

- Fazer relações entre a história das ciências e o ensino.

- Construir relações contextualizadas sobre a prática científica, relacionando-a ao contexto
político, social e econômico de cada período.

EMENTA:

A ciência na História;

Relações multidisciplinares das ciências;

Considerações históricas sobre a ciência desde a antigüidade aos dias atuais.

A história das geociências.

A História das Ciências no Brasil.

Relações entre história das ciências e ensino.


AVALIAÇÃO

2 Provas

Seminários



CONTEÚDO PROGRAMÁTICO


1) 5 de Agosto

Apresentação da disciplina


Divisão dos grupos para apresentação dos seminários


2) 12 de Agosto

Correntes historiográficas das Ciências


Aula expositiva

Sugestão de leitura:

KUHN, Thomas. "O que são as revoluções científicas?". In: KUHN,
Thomas. O caminho desde a Estrutura. São Paulo: Editora da UNESP, 2006. p. 23-46.



3) 19 de Agosto

História das Ciências e ensino


FIGUEIRÔA, Silvia F. M. "História e Filosofia das Geociências: relevância para o ensino e
formação profissional". Terrre Didatica, 5(1 ):63-71 <http://www.ige.unicamp.br/terraedidatica/>

Sugestão de leitura:

MATTHEWS, M. R. "História, filosofia e Ensino de ciências: a
tendência atual de reaproximação". Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 12 (3): p. 164-214, 1995.


4) 26 de Agosto

Ciência e técnica na alta Idade Média


PRICE, Derek de Solla, A ciência desde a Babílônia. São Paulo: Edusp, 1976. Capítulo 2: "O
relógio celeste na Grécia e na China". p. 37-55



5) 2 de Setembro

A ciência e a técnica na idade moderna


BRAGA, Mauro, Et. Alli. Breve História da Ciência Moderna. Vol. 2. Rio de Janeiro: Jorge
Zahar Editor, 2004. Capítulo 1: "O Cenário dos séculos XV, XVI e XVII" p. 17-47.


9 de setembro - Semana Santa - não tem aula


6) 16 de Setembro

A ciência e a técnica na idade moderna


BURKE, Peter. Uma história social do conhecimento. De Gutenberg a Diderot. Rio de
Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2003. Capítulo 4: O lugar do conhecimento: centros e periferias.
p.54-77.



7) 23 de Setembro

Revolução Científica


HELLMAN, Hal. Grandes debates da ciência. Dez das maiores contendas de todos os
tempos. São Paulo: Editora UNESP, 1999. Capítulo 1: "Urbano VIII contra Galileu". p. 19-40.



8) 30 de Setembro Primeira Prova


9) 7 de Outubro

lIuminismo

ROSSI, Paolo. A ciência e a filosofia dos modernos. São Paulo: Editora da UNESP, 1992.
Capítulo 7: "Os crustáceos e os vulcões: ordem e desordem no mundo". p. 333- 363.

10) 14 de Outubro

lIuminismo

ABRANTES, Paulo. Imagens de natureza, imagens de ciência. Campinas:
Capítulo 4: "As ciências e a Revolução Francesa". P. 109-141. Papirus, 1998.


11) 21 de Outubro

"Terra, água e ar nas viagens científicas luso-brasileiras  (1755-1808)"

Aula expositiva

Sugestão de leitura:

FARIA, Miguel Figueira de; PATACA, Ermelinda Moutinho. "Ver para
crer: a importância da imagem na gestão do Império Português no final de setecentos".
Anais. Série Histórica. Universidade Autônoma de Lisboa, 9-10: 61-98, 2005.


28 de outubro - dia do funcionário público - não tem aula


12) 4 de Novembro

Charles Darwin e a perspectiva evolucionista

MAYR, Ernst. Biologia, ciência única. São Paulo: Companhia das Letras, 2005. Capítulo 6: "As cinco teorias da evolução de Darwin". p. 113-132.


13) 11 de Novembro

Evolucionismo e a civilização dos trópicos

DOMINGUES, Heloisa Maria Bertol; sÃ, Magali Romero. "Controvérsias
Evolucionistas no Brasil do século XIX". IN: DOMINGUES, Heloísa Maria Bertol. A recepção do Darwinismo no
Brasil. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2003. p. 97-123.



14) 18 de Novembro


Deriva dos continentes

HELLMAN, Hal. Grandes debates da ciência. Dez das maiores contendas de todos os
tempos. São Paulo: Editora UNESP, 1999. Capítulo 8 "Wegener contra todo mundo". p. 183-204.


15) 25 de Novembro  Segunda Prova


BIBLIOGRAFIA:

ABRANTES, Paulo. Imagens de natureza, imagens de ciência. Campinas: Papirus, 1998.

BRAGA, Marco, GUERRA, Andreia; REIS, José Cláudio. Breve história da ciência moderna.
Rio de Janeiro: Jorge Zahar editor, 2003.

BURKE, Peter. Uma história social do conhecimento. De Gutenberg a Diderot. Rio de
Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2003.

CHASSOT, Attico. A Ciência através dos tempos. São Paulo: Moderna, 1994.

DOMINGUES, Heloísa Maria Bertol. A recepção do Darwinismo no Brasil. Rio de Janeiro:
Editora Fiocruz, 2003.

HELLMAN, Hal. Grandes debates da ciência. Dez das maiores contendas de todos os
tempos. São Paulo: Editora UNESP, 1999.

KUHN, Thomas. O caminho desde a Estrutura. São Paulo: Editora da UNESP, 2006.

LOSEE, John. Introdução histórica à filosofia da ciência. São Paulo: Editora Itatiaia, 1979.

MARTINS, Roberto de Andrade. O Universo: Teorias sobre sua origem e Evolução. São
Paulo: Moderna, 1994.

MOTOYAMA, Shozo. Ciência e tecnologia no Brasil. São Paulo: EDUSP, 2004.

RONAN, Colin A. História Ilustrada da Ciência. São Paulo: Círculo do livro, 1987.4 volumes.

ROSSI, Paolo. A ciência e a filosofia dos modernos. São Paulo: Editora da UNESP, 1992.

RUDWICK, Martin. EI significado de los fósiles. Madrid: Hermann Blume, 1987.

SERRES, Michel. Elementos para uma história das ciências. I. Da Babilônia à Idade Média.
Lisboa: Terramar, 1989.

SOLLA PRICE, Derek de. A ciência desde a babilônia. Belo Horizonte: Editora Itatiaia, 1976.
Comments