História das Ciências Professora: Ermelinda Moutinho Pataca OBJETIVOS: - Proporcionar conhecimento sobre a construção histórica das ciências em sua complexidade, enfatizando práticas, técnicas e metodologias. - Elaborar uma visão crítica sobre a construção histórica da ciência. - Fazer relações entre a história das ciências e o ensino. - Construir relações contextualizadas sobre a prática científica, relacionando-a ao contexto político, social e econômico de cada período. EMENTA: A ciência na História; Relações multidisciplinares das ciências; Considerações históricas sobre a ciência desde a antigüidade aos dias atuais. A história das geociências. A História das Ciências no Brasil. Relações entre história das ciências e ensino. AVALIAÇÃO 2 Provas Seminários CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1) 5 de Agosto Apresentação da disciplina Divisão dos grupos para apresentação dos seminários 2) 12 de Agosto Correntes historiográficas das Ciências Aula expositiva Sugestão de leitura: KUHN, Thomas. "O que são as revoluções científicas?". In: KUHN, Thomas. O caminho desde a Estrutura. São Paulo: Editora da UNESP, 2006. p. 23-46. 3) 19 de Agosto História das Ciências e ensino FIGUEIRÔA, Silvia F. M. "História e Filosofia das Geociências: relevância para o ensino e formação profissional". Terrre Didatica, 5(1 ):63-71 <http://www.ige.unicamp.br/terraedidatica/> Sugestão de leitura: MATTHEWS, M. R. "História, filosofia e Ensino de ciências: a tendência atual de reaproximação". Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 12 (3): p. 164-214, 1995. 4) 26 de Agosto Ciência e técnica na alta Idade Média PRICE, Derek de Solla, A ciência desde a Babílônia. São Paulo: Edusp, 1976. Capítulo 2: "O relógio celeste na Grécia e na China". p. 37-55 5) 2 de Setembro A ciência e a técnica na idade moderna BRAGA, Mauro, Et. Alli. Breve História da Ciência Moderna. Vol. 2. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004. Capítulo 1: "O Cenário dos séculos XV, XVI e XVII" p. 17-47. 9 de setembro - Semana Santa - não tem aula 6) 16 de Setembro A ciência e a técnica na idade moderna BURKE, Peter. Uma história social do conhecimento. De Gutenberg a Diderot. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2003. Capítulo 4: O lugar do conhecimento: centros e periferias. p.54-77. 7) 23 de Setembro Revolução Científica HELLMAN, Hal. Grandes debates da ciência. Dez das maiores contendas de todos os tempos. São Paulo: Editora UNESP, 1999. Capítulo 1: "Urbano VIII contra Galileu". p. 19-40. 8) 30 de Setembro Primeira Prova 9) 7 de Outubro lIuminismo ROSSI, Paolo. A ciência e a filosofia dos modernos. São Paulo: Editora da UNESP, 1992. Capítulo 7: "Os crustáceos e os vulcões: ordem e desordem no mundo". p. 333- 363. 10) 14 de Outubro lIuminismo ABRANTES, Paulo. Imagens de natureza, imagens de ciência. Campinas: Capítulo 4: "As ciências e a Revolução Francesa". P. 109-141. Papirus, 1998. 11) 21 de Outubro "Terra, água e ar nas viagens científicas luso-brasileiras (1755-1808)" Aula expositiva Sugestão de leitura: FARIA, Miguel Figueira de; PATACA, Ermelinda Moutinho. "Ver para crer: a importância da imagem na gestão do Império Português no final de setecentos". Anais. Série Histórica. Universidade Autônoma de Lisboa, 9-10: 61-98, 2005. 28 de outubro - dia do funcionário público - não tem aula 12) 4 de Novembro Charles Darwin e a perspectiva evolucionista MAYR, Ernst. Biologia, ciência única. São Paulo: Companhia das Letras, 2005. Capítulo 6: "As cinco teorias da evolução de Darwin". p. 113-132. 13) 11 de Novembro Evolucionismo e a civilização dos trópicos DOMINGUES, Heloisa Maria Bertol; sÃ, Magali Romero. "Controvérsias Evolucionistas no Brasil do século XIX". IN: DOMINGUES, Heloísa Maria Bertol. A recepção do Darwinismo no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2003. p. 97-123. 14) 18 de Novembro Deriva dos continentes HELLMAN, Hal. Grandes debates da ciência. Dez das maiores contendas de todos os tempos. São Paulo: Editora UNESP, 1999. Capítulo 8 "Wegener contra todo mundo". p. 183-204. 15) 25 de Novembro Segunda Prova BIBLIOGRAFIA: ABRANTES, Paulo. Imagens de natureza, imagens de ciência. Campinas: Papirus, 1998. BRAGA, Marco, GUERRA, Andreia; REIS, José Cláudio. Breve história da ciência moderna. Rio de Janeiro: Jorge Zahar editor, 2003. BURKE, Peter. Uma história social do conhecimento. De Gutenberg a Diderot. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2003. CHASSOT, Attico. A Ciência através dos tempos. São Paulo: Moderna, 1994. DOMINGUES, Heloísa Maria Bertol. A recepção do Darwinismo no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2003. HELLMAN, Hal. Grandes debates da ciência. Dez das maiores contendas de todos os tempos. São Paulo: Editora UNESP, 1999. KUHN, Thomas. O caminho desde a Estrutura. São Paulo: Editora da UNESP, 2006. LOSEE, John. Introdução histórica à filosofia da ciência. São Paulo: Editora Itatiaia, 1979. MARTINS, Roberto de Andrade. O Universo: Teorias sobre sua origem e Evolução. São Paulo: Moderna, 1994. MOTOYAMA, Shozo. Ciência e tecnologia no Brasil. São Paulo: EDUSP, 2004. RONAN, Colin A. História Ilustrada da Ciência. São Paulo: Círculo do livro, 1987.4 volumes. ROSSI, Paolo. A ciência e a filosofia dos modernos. São Paulo: Editora da UNESP, 1992. RUDWICK, Martin. EI significado de los fósiles. Madrid: Hermann Blume, 1987. SERRES, Michel. Elementos para uma história das ciências. I. Da Babilônia à Idade Média. Lisboa: Terramar, 1989. SOLLA PRICE, Derek de. A ciência desde a babilônia. Belo Horizonte: Editora Itatiaia, 1976. |
Disciplinas > História das Ciências >