Objetivos |
Introduzir os alunos da licenciatura ao tema da educação por
meio da análise de textos clássicos sobre a formação educacional. Criar
oportunidades para a discussão dos fundamentos antropológicos e éticos
da educação enquanto vinculada à condição existencial do homem, numa
perspectiva histórico-social.. |
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Docente(s) Responsável(eis) |
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62751 - Maria de Fatima Simoes Francisco
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Programa Resumido |
A abordagem filosófica na introdução aos estudos da educação
procura oferecer um exame crítico das diferentes doutrinas educacionais e
pedagógicas presentes em textos clássicos e o exame analítico das
teorias educacionais do ponto de vista da validade de suas conclusões e
da clareza de seus conceitos. Volta-se ainda para as diversas teorias do
conhecimento, articulando-as com textos e autores que problematizam
conceitos e concepções de ensino, aprendizagem, formação e educação. |
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Programa |
1. A dimensão ético-política da educação. 2. Fins e valores
na prática educacional. 3. As dimensões histórico-sociais da
educação. 4. Estado, sociedade e educação.
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Avaliação |
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Método |
Aulas expositivas, trabalhos individuais e em grupo, seminários,
debates, entrevistas, depoimentos, etc. |
Critério |
Os alunos serão avaliados pela realização de duas provas
obrigatórias (uma a cada dois meses), pelos trabalhos em grupo feito em
classe e pelas leituras realizadas |
Norma de Recuperação |
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AGOSTINHO, De Magistro DEWEY, J. - Experiência e
educação. Melhoramentos, 1971. -------- - Vida e educação.
Melhoramentos, 1971 DURKHEIM, E. - A educação moral GRAMSCI, A. -
Os intelectuais e a organização da cultura. Civil, 1968. GUSDORF, G. -
Professores para que?. Moraes, 1970. KANT, I. - Reflexões sobre a
educação. MAKARENKO - Poema Pedagógico. Moraes, 1984. MARITAIN, J.
- Rumos da educação. Agir, 1978. PLATÃO - Diálogos. UFPa, Belém. ROGERS,
C. - Liberdade para aprender. Interlivros, 1983. ROUSSEAU, J.J. -
Emílio ou da educação. Difel, 1968. SARTRE, J.P. - O existencialismo é
um humanismo. TOMAS DE AQUINO - Sobre a Verdade. Abril, 1973. DILTHEY
- Sistema de la etica. Editorial Nova, 1973. _______ - Fundamentos
de um sistema de Pedagogia. Lozada, 1910. CASSIRER - Antropologia
Filosófica. Mestre Jou/Fondo de Cultura. GADAMER e VOGLER - Nova
Antropologia. Vols. 6 e 7, EPU/EDUSP.
ADORNO/HORKEIMER - A
dialética do esclarecimento. Zahar, 1987. ARENDT. H. - Entre o
passado e o futuro. Perspectiva, 1973. ALTHUSSER, L. - Ideologia e
aparelhos ideológicos do Estado. Pres, 1974. BOURDIEU/PASSERON. - A
reprodução. Francisco Alves, 1975. _________________, Sistemas de
Ensino e Sistemas de Pensamento. In: A economia das trocas simbólicas,
p. 203-230. Perspectiva, 1976. CHARLOT, B. - A mistificação
pedagógica. Zahar, 1983. DEWEY, J. - Democracia e educação. Nacional,
1979. DILTHEY - Teoria de la concepción del mondo. Fond de Cultura
Econ., México, 1954. DURKHEIM, E. - Educação e sociologia.
Melhoramentos, 1972. KILPATRICK, W. - Educação para uma civilização
em mudança. Melhoramentos, 1972. MARX/ENGELS - Crítica da educação e
do ensino. Moraes, 1977. PIEPER, J. - Virtudes Fundamentais. Lisboa,
Aster, 1960. POPPER, K. - A sociedade aberta e seus inimigos. _________
- A miséria do historicismo. Cultrix. EDUSP, 1980. PLATÃO -
Diálogos. EFPa. Belém, 1980. ROUSSEAU, J.J. - O contrato social.
Globo, 1962. SNYDERS, G. - Escola, classe e luta de classes. Moraes,
1972. STO. TOMÁS DE AQUINO - Questões de moral da Suma Teológica,
Caxias do Sul, EST., 1980. ARON R. - O ópio dos intelectuais. Ed. Da
UnB. STAL e THOM - A escola dos bárbaros. EDUSP/TAO. DICIONÁRIOS FERRATER
MORA - Dicionário de Filosofia. Editorial Sudamérica. ABBAGNANO -
Dicionário de Filosofia. Ed. Mestre Jou.- Vocabulário Técnico e Crítico
de Filosofia (original francês - PUF -, há tradução espanhola).
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