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Introdução aos Estudos da Educação: Enfoque Sociológico

Objetivos
Propiciar ao aluno um espaço de reflexão em torno dos aspectos sociais da educação na sociedade contemporânea, com ênfase na escola como grupo social;
Examinar aspectos sociológicos das práticas escolares privilegiando as relações de poder, conflito e os conteúdos culturais do processo de ensino e aprendizagem;
Analisar as interações entre a educação escolar e as outras formas educativas presentes na sociedade atual enquanto modalidades de educação não formal ou sistemática;
Traçar um panorama da educação escolar brasileira nas últimas décadas, examinando as conseqüências dos processos de expansão das oportunidades escolares no âmbito do sistema público de ensino.
 
Docente(s) Responsável(eis)

2084300 - Elie George Guimaraes Ghanem Junior

854563 - Flavia Ines Schilling

1199780 - Maria da Graca Jacintho Setton

2089809 - Maria Victoria de Mesquita Benevides Soares

77462 - Marilia Pontes Esposito
 
Programa Resumido
A disciplina examina a educação na dimensão da socialização, processo que oferece elementos fundamentais para compreensão da especificidade da ação da escola ao lado de outras instituições educativas - família, mídia, sistemas religiosos, grupos de pares - presentes na formação dos indivíduos na sociedade contemporânea. As principais mudanças da educação escolar brasileira nas últimas décadas serão examinadas tendo em vista uma melhor compreensão dos processos de sua democratização e de seus limites, uma vez que a universalização do acesso à cultura escolar ainda não ocorreu em nosso território. Esses temas serão examinados a partir de situações e de problemas que mobilizem o interesse dos alunos, de modo a examinar possibilidades mais adequadas de intervenção no âmbito da ação docente.
 
Programa
I – A educação como processo social
1. Socialização
2. Instituições socializadoras na contemporaneidade: família, escola, mídia e grupos de pares
3. Educação, conflito e poder
4. As formas educativas da sociedade contemporânea

II – O estudo sociológico da escola
1. Conteúdos culturais do processo educativo
2. Elementos burocráticos dos sistemas escolares
3. A escola na perspectiva das interações de seus diversos atores: professores, funcionários e alunos

III – Temas da educação escolar brasileira
1. A democratização da escola pública
2. Escola e desigualdades sociais
3. Escola, direitos humanos e democracia
4. O trabalho docente
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, trabalhos em grupos, seminários e debates
Critério
A avaliação será realizada durante o curso compreendendo trabalhos escritos, apresentações orais e participação nas atividades.
Norma de Recuperação

 
Bibliografia
     

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