Objetivos |
O curso tem como objetivo dar ao aluno uma iniciação nas
atividades experimentais. Esse objetivo não se resume em apenas aprender
a medir grandezas, mas também em compreender o contexto e o significado
das medidas, além de ajudar o aluno a:compreender a necessidade de se
efetuar medidas; compreender os cuidados necessários para uma tomada de
dados; ser capaz de escolher e utilizar equipamentos e procedimentos
adequados; ser capaz de elaborar e testar modelos teóricos; estimar
incertezas de medidas e avaliar a propagação das mesmas; sistematizar a
armazenagem dos dados através de tabelas; analisar dados experimentais
através da utilização de gráficos (linear e monolog); discutir
criticamente os resultados obtidos. |
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Programa Resumido |
Experimentos diversificados que permitam realizar os objetivos
pretendidos, envolvendo medidas de comprimentos, intervalos de tempo,
temperaturas, radioatividade e outras. |
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Programa |
Medidas de diversas grandezas (comprimento, tempo, massa,
temperatura, pressão, viscosidade), a partir de situações do cotidiano e
específicas das geociências, utilizando-se de instrumentos diversos,
com métodos diretos e indiretos. noções de precisão e estimativa de
erros. Introdução à análise gráfica linear e logarítmica de fenômenos
depedndentes do tempo. Experimentos envolvendo medidas de grandes e
pequenas distâncias, intervalos de tempo muito curtos e muito longos.
Medidas de grandezas específicas como, por exemplo, atividade de
materiais radioativos, intensidade luminosa, campos magnéticos,
viscosidade de fluidos, etc. |
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Avaliação |
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Método |
Aulas expositivas na introdução de cada experimento, seguidas de
montagem dos experimentos, tomada de dados, análises e discussão dos
resultados. |
Critério |
Avaliação baseada em provas e relatórios. |
Norma de Recuperação |
Disciplina sem segunda avaliação. |
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Apostilas e material específico para a disciplina, com
apresentação dos experimentos. H.M. Nussenzveig "Curso de Física Básica
I", Ed. E. Blucher Ltda (1983). J.H. Vuolo e C.H. Furukawa.
Calorímetro Didático, Publicação interna IFUSP (1993). | |
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