Disciplinas‎ > ‎

Laboratório de Física para Licenciatura em Geociências

Objetivos
O curso tem como objetivo dar ao aluno uma iniciação nas atividades experimentais. Esse objetivo não se resume em apenas aprender a medir grandezas, mas também em compreender o contexto e o significado das medidas, além de ajudar o aluno a:compreender a necessidade de se efetuar medidas; compreender os cuidados necessários para uma tomada de dados; ser capaz de escolher e utilizar equipamentos e procedimentos adequados; ser capaz de elaborar e testar modelos teóricos; estimar incertezas de medidas e avaliar a propagação das mesmas; sistematizar a armazenagem dos dados através de tabelas; analisar dados experimentais através da utilização de gráficos (linear e monolog); discutir criticamente os resultados obtidos.
 
Programa Resumido
Experimentos diversificados que permitam realizar os objetivos pretendidos, envolvendo medidas de comprimentos, intervalos de tempo, temperaturas, radioatividade e outras.
 
Programa
Medidas de diversas grandezas (comprimento, tempo, massa, temperatura, pressão, viscosidade), a partir de situações do cotidiano e específicas das geociências, utilizando-se de instrumentos diversos, com métodos diretos e indiretos. noções de precisão e estimativa de erros. Introdução à análise gráfica linear e logarítmica de fenômenos depedndentes do tempo. Experimentos envolvendo medidas de grandes e pequenas distâncias, intervalos de tempo muito curtos e muito longos. Medidas de grandezas específicas como, por exemplo, atividade de materiais radioativos, intensidade luminosa, campos magnéticos, viscosidade de fluidos, etc.
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas na introdução de cada experimento, seguidas de montagem dos experimentos, tomada de dados, análises e discussão dos resultados.
Critério
Avaliação baseada em provas e relatórios.
Norma de Recuperação
Disciplina sem segunda avaliação.
 
Bibliografia
     

Apostilas e material específico para a disciplina, com apresentação dos experimentos. H.M. Nussenzveig "Curso de Física Básica I", Ed. E. Blucher Ltda (1983). J.H. Vuolo e C.H. Furukawa. Calorímetro Didático, Publicação interna IFUSP (1993).