Docente(s) Responsável(eis) |
|
527237 - Beatriz Daruj Gil
|
|
|
Programa Resumido |
Estudo das estratégias para construção dos sentidos do texto na
leitura e na escrita. |
|
Programa |
1-Concepção de leitura; contextos de produção e de uso;
interação autor-texto-leitor.
2-Sistemas de conhecimento envolvidos no
processamento textual. 3-Relações texto/contexto.
4-Intertextualidade.
5-Gêneros
discursivos e tipologia textual.
6-Referenciação; expressões nominais referenciais.
7- Coesão e coerência textuais. |
|
Avaliação |
|
Método |
Aulas teóricas, aulas práticas e debates. |
Critério |
Nível de domínio de normas lingüísticas para a produção de
diversos tipos de texto. |
Norma de Recuperação |
A recuperação será feita mediante trabalho ou prova escrita, no
prazo estabelecido pelo departamento. |
|
|
|
ANDRADE, Maria Lúcia. Resenha. São Paulo: Paulistana,
2006.
BAGNO, Marcos. Preconceito Lingüístico. O que é, como se faz. São
Paulo: Loyola, 1999. BLIKSTEIN, Izidoro.
Técnicas de comunicação escrita. São Paulo: Ática, 1990.
CITELLI, Adilson. O texto
argumentativo. São Paulo: Scipione, 2002.
CUNHA, Celso e CINTRA, Lindley. Nova gramática
do português contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1995.
FARACO,
Carlos Alberto; MANDRYK, David. Língua Portuguesa. Prática de redação
para estudantes universitários. 10 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
FÁVERO, Leonor Lopes. Coesão e coerência textuais. São Paulo: Ática,
1991. FIORIN, José
Luiz e SAVIOLI, Francisco Platão. Para entender o texto: leitura e
redação, 7ed. São Paulo: Ática, 2000.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de
ler. 12 ed. São Paulo: Cortez, 1986.
GARCEZ, Lucília Helena do Carmo. Técnica de redação. O que é
preciso saber para bem escrever. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
KOCK, Ingedore
Villaça e ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender os sentidos do texto.
São Paulo: Contexto, 2006.
LEITE, Marli Quadros. Resumo. São Paulo:
Paulistana, 2006.
YANOYE, Francis. Usos da linguagem: problemas e técnicas na
produção oral e escrita. Trad. Clarisse M. Sabóia.5ed.São Paulo: Martins
Fontes, 1983. | |
|
|