Disciplinas‎ > ‎

Leitura e Produção de Textos Escritos

Leitura e Produção de Textos Escritos 2010

Objetivos
Desenvolver a competência dos alunos no uso da língua portuguesa tanto no que se refere à leitura de textos como à prática de produção escrita.
 
Docente(s) Responsável(eis)

527237 - Beatriz Daruj Gil
 
Programa Resumido
Estudo das estratégias para construção dos sentidos do texto na leitura e na escrita.
 
Programa
1-Concepção de leitura; contextos de produção e de uso; interação autor-texto-leitor. 2-Sistemas de conhecimento envolvidos no processamento textual. 3-Relações texto/contexto. 4-Intertextualidade. 5-Gêneros discursivos e tipologia textual. 6-Referenciação; expressões nominais referenciais. 7- Coesão e coerência textuais.
 
Avaliação
     
Método
Aulas teóricas, aulas práticas e debates.
Critério
Nível de domínio de normas lingüísticas para a produção de diversos tipos de texto.
Norma de Recuperação
A recuperação será feita mediante trabalho ou prova escrita, no prazo estabelecido pelo departamento.
 
Bibliografia
     

ANDRADE, Maria Lúcia. Resenha. São Paulo: Paulistana, 2006. BAGNO, Marcos. Preconceito Lingüístico. O que é, como se faz. São Paulo: Loyola, 1999. BLIKSTEIN, Izidoro. Técnicas de comunicação escrita. São Paulo: Ática, 1990. CITELLI, Adilson. O texto argumentativo. São Paulo: Scipione, 2002. CUNHA, Celso e CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1995. FARACO, Carlos Alberto; MANDRYK, David. Língua Portuguesa. Prática de redação para estudantes universitários. 10 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. FÁVERO, Leonor Lopes. Coesão e coerência textuais. São Paulo: Ática, 1991. FIORIN, José Luiz e SAVIOLI, Francisco Platão. Para entender o texto: leitura e redação, 7ed. São Paulo: Ática, 2000. FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. 12 ed. São Paulo: Cortez, 1986. GARCEZ, Lucília Helena do Carmo. Técnica de redação. O que é preciso saber para bem escrever. São Paulo: Martins Fontes, 2001. KOCK, Ingedore Villaça e ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006. LEITE, Marli Quadros. Resumo. São Paulo: Paulistana, 2006. YANOYE, Francis. Usos da linguagem: problemas e técnicas na produção oral e escrita. Trad. Clarisse M. Sabóia.5ed.São Paulo: Martins Fontes, 1983.