Objetivos |
Transmitir aos alunos noções sobre metodologia científica com a
perspectiva peculiar das Geociências, induzindo-os à reflexão neste
âmbito e fornecendo bases para pesquisa científica e ensino de Ciências. |
|
Docente(s) Responsável(eis) |
|
1793352 - Veridiana Teixeira de Souza Martins
|
|
|
Programa Resumido |
|
|
Programa |
Conceitos de ciência, conhecimento científico, observação,
experimentação, dedução, indução, hipótese, teste, prova, método
histórico. Evolução da metodologia científica – positivismo, Popper,
Kuhn, Hanson, Lakatos, Feyerabend. Metodologia das ciências humanas.
Conhecimento nas Geociências. Conhecimento geológico: características e
peculiaridades. Evolução do pensamento geocientífico. Questões
emergentes e interdisciplinaridade. Conseqüências para a metodologia do
trabalho geológico e do ensino de ciências. Trabalhos práticos sobre
métodos de pesquisa e elaboração de projetos científicos e técnicos |
|
Avaliação |
|
Método |
Aulas expositivas e discussões. |
Critério |
avaliação baseada em provas e trabalhos |
Norma de Recuperação |
Segundo as normas definidas pela CG do IGc-USP. A Nota final
será calculada conforme a seguinte fórmula: Nf = (Ma + Nr)/2 Ma =
média final da disciplina; Nr = nota da prova de recuperação |
|
|
|
ALBRITTON Jr., C., (ed), 1963 - The fabric of Geology.
Stanford, Freeman, 374 p. BRYAN, M. (1974) - As idéias de Popper
-Cultrix/Edusp - São Paulo. CHAMBERLIN, T.C., 1897 - The method of
multiple working hypotheses. J. Geol, 5:837-848. KUHN, T. S. (1962/1987)
- A estrutura das revoluções científicas - Perspectiva - São Paulo.
POPPER, K. (1959/1993) - A lógica da pesquisa científica - Cultrix - São
Paulo. POTAPOVA, M.S., 1968 - Geology as an Historical Science of
Nature. in "Interaction of the Sciences in the Study of the Earth".
Moscou, Progress. | |
|
|