Disciplinas‎ > ‎

Metodologia de Ensino de Geociências e Educação Ambiental II

Objetivos
- Estabelecer vínculos entre a universidade e as escolas preferencialmente públicas através de estágios.
- Discussão do papel das Geociências e da Educação Ambiental na formação de professores e alunos.
- Análise das várias formas de comunicação de atividades didáticas e a natureza do diálogo professor-aluno.
- Elaboração de um Projeto de Ensino no conteúdo específico de Geociências e uma proposta de Educação Ambiental com observância do contexto escola:efetivação, aplicação aos alunos e avaliação. Projetos de ensino com abordagens interativas/interdisciplinares no tratamento das questões ambientais.
- Seleção e produção de recursos didáticos ligados ao Projeto com a utilização de diferentes linguagens e a construção de conceitos em Geociências.
 
Docente(s) Responsável(eis)

5983069 - Ermelinda Moutinho Pataca
 
Programa Resumido
O curso busca constituir um trabalho coletivo e colaborativo, promovendo discussões teóricas e metodológicas relacionadas aos estágios supervisionados, de modo a sensibilizar os licenciandos para a prática docente. Considerar a efetivação do Projeto como oportunidade ímpar de estudo, investigação. Dar ênfase aos projetos colaborativos, cooperativos e interdisciplinares, com uso de múltiplas linguagens e recursos didáticos. Os alunos terão a oportunidade de planejar e realizar trabalho de campo ou Estudo do Meio como experiência de projeto interdisciplinar. A concretização do Projeto com os alunos será avaliada quanto as suas aproximações e distanciamentos.
 
Programa
- O papel das Geociências no Ensino Fundamental e Médio e sua relevância social.
- O Projeto de Estágio e a sua relação com o Projeto Político Pedagógico na Escola.
- A construção do conhecimento escolar baseado nos conteúdos de Geociências e seu papel na formação dos alunos.
- O papel das atividades práticas no campo, em laboratório, nas aulas e a assimilação de conceitos em Geociências.
- A importância da diversificação de linguagens, recursos didáticos e sua aplicação no ensino, (experimentação/manipulação de situações e equipamentos, interpretação de fotos aéreas e imagens de satélites, literatura, música e filmes).
- Avaliação de Projetos de ensino e a aprendizagem ou de unidades seqüenciais didáticas.
 
Avaliação
     
Método
Aulas dialogadas, seminários, apresentação das práticas escolares e dos projetos efetivados no Ensino Básico.
Critério
Participação nas atividades do curso, apresentação escrita dos projetos, relatório oral e escrito do Projeto de Ensino e a avaliação da efetivação do Projeto com alunos, preferencialmente, de uma escola pública.
Norma de Recuperação
De acordo com o calendário escolar.
 
Bibliografia
     

1- BRASIL, MEC. Ministério da Educação. Secretaria do Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais - Meio Ambiente e Saúde. Temas Transversais. Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Fundamental. Brasília: 1997.

2- FREINET, C. Pedagogia do Bom Senso. Trad. João Batista. São Paulo: Martins Fontes, 1985.

3- FREIRE, P. Educação e Mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

4- _____ Pedagogia da Esperança. Um Reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

5- GOODSON, I. Currículo, Teoria e História. Trad. de Attílio Brunetta. 4 ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 1995.

6- Müller-plantenberg, C; AB'SABER. A.N. Orgs. Previsão de Impactos. São Paulo: EDUSP, 1994.

7- PONTUSCHKA, N. N. (Org.) Ousadia no Diálogo. Interdisciplinaridade na Escola Pública. 4. ed. São Paulo: Loyola, 2002.

8- SCHOBBENHAUS, C.; Campos, D.A.; Queiroz, E.T.; Winge, M; Berbert-Born, M.L.C. (Edit.). Sítios Geológicos e Paleontológicos do Brasil. DNPM/CPRM - Comissão Brasileira de Sítios Geológicos e Paleobiológicos (SIGEP) - Brasília 2002; 554p.; ilust.

9- BRASIL, MEC. Ministério da Educação. Secretaria do Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais, terceiro e quarto ciclos do Ensino fundamental. Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Fundamental. Brasília: 1996.

10- BRASIL, MEC. Ministério da Educação. Secretaria do Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais, Ensino fundamental. Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Médio. Brasília: MEC, 2002.

11- CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo, Cortez, 2004.

12- COMPIANI, Maurício. As Geociências no Ensino Fundamental: um estudo de caso sobre o tema: a formação do Universo. Tese de Doutorado. Campinas: Ed. do Autor.

13- DREW David. Processos Interativos Homem- Meio Ambiente. 3a. ed. Trad. João Alves dos Santos. Rio de Janeiro, Bertrand do Brasil, 1994.

14- FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade - Um projeto em parceria. São Paulo: Loyola, 1991.

15- FLORENZANO, T. G. Imagens de Satélite para Estudos Ambientais. São Paulo: Oficina de Textos, 2002.

16- GONÇALVES, C. W. Os (Des) Caminhos do Meio ambiente. São Paulo: Contexto, 1989.

17- GOODSON, I. Currículo, Teoria e História. Trad. de Attílio Brunetta. 4 ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 1995.

18- KRASILCHIK, M. Educação ambiental na escola brasileira – passado, presente e futuro. Ciência e Cultura, v. 38, n.12, p.1958-61, 1986.

19- SALGADO – LABIRIAU. História Ecológica da vida. 2a. ed. rev. São Paulo, Edgard Blücher, 2004.

20- NOAL, Fernando Oliveira et al. (Orgs). Tendências da Educação Ambiental Brasileira. Santa Cruz do Sul, RS, EDUNISC, 1998.

21- PONTUSCHKA, N. N. (Org.) Ousadia no Diálogo. Interdisciplinaridade na Escola Pública. 4. ed. São Paulo: Loyola, 2002.

22- _____ Um Projeto... Tantas Visões – Educação Ambiental na Escola Pública. São Paulo: FEUSP e AGB- São Paulo, 1996.

23- SCHOBBENHAUS,C.; CAMPOS, D.A.; QUEIROZ, E.T.; WINGE, M; BERBERT-BORN, M.L.C. (Edit.). Sítios Geológicos e Paleontológicos do Brasil. DNPM/CPRM - Comissão Brasileira de Sítios Geológicos e Paleobiológicos (SIGEP) - Brasília 2002; 554p.; ilust. http://www.unb.br/ig/sigep/sitios.htm#Vol1

24- VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. Trad. José Cipolla et al. São Paulo: Livraria Martins Fontes, 1989.

25- _____ Pensamento e Linguagem . Trad. Jeferson Luiz Camargo. São Paulo: Livraria Martins Fontes, 1991. (publicado originalmente em 1934).

26- ZABALA, Antoni. (org.). Como Trabalhar os Conteúdos Procedimentais em Sala de Aula. Porto Alegre: ARTMED, 1999.