Objetivos |
- Estabelecer vínculos entre a universidade e as escolas
sobretudo públicas através de estágios. - Refletir sobre a educação e
o ato de educar a partir da relação entre teoria e prática, entre o
saber acadêmico e o saber escolar. - Discutir o papel das Geociências
e da Educação Ambiental na formação de professores e alunos. -
Analisar propostas curriculares e os parâmetros curriculares nacionais
do MEC. - Analisar e avaliar projetos e experiências
multidisciplinares e interdisciplinares que envolvam conteúdos de
Geociências e propostas de Educação Ambiental. - Analisar concepções
teóricas e metodológicas sobre ensino e aprendizagem relacionadas ao
Ambiente. - Analisar, produzir e utilizar recursos didáticos e
diferentes linguagens sobre o ensino e aprendizagem nessas áreas. -
Promover o ensino e aprendizagem de Geociências e de propostas de
Educação Ambiental através de projetos colaborativos, cooperativos e
interdisciplinares. - |
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Docente(s) Responsável(eis) |
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5983069 - Ermelinda Moutinho Pataca
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Programa Resumido |
O curso busca constituir um trabalho coletivo e colaborativo,
integrando discussões teóricas e metodológicas relacionadas aos estágios
de modo a sensibilizar os alunos para a prática docente. Considerar o
estágio como momento importante de preparação à docência e como
oportunidade ímpar de estudo, investigação, acompanhamento e
participação do contexto educativo da escola básica. O curso visa também
compreender o significado dessas áreas no Ensino Básico e seus
propósitos educacionais. Analisar propostas e pareceres curriculares
oficiais. Trabalhar com metodologias convencionais e inovadoras,
desenvolver projetos disciplinares, multidisciplinares e
interdisciplinares, fazendo uso variado de linguagens e recursos
didáticos. O que ensinar? Como ensinar? Para que ensinar conhecimentos
de Geociências, tendo como meta a Educação Ambiental deve ser
preocupação permanente durante o desenvolvimento da disciplina e dos
estágios. |
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Programa |
- O papel das Geociências no Ensino Fundamental e Médio e sua
relevância social. - O Estágio Supervisionado – conceito, importância
e diretrizes gerais. - As diferentes concepções de currículo - a
concepção oficial de currículo. - O saber acadêmico de Geociências e
a construção do conhecimento escolar. - A natureza do conhecimento
de Geociências e Educação Ambiental e seu papel na formação dos alunos. -
O papel da educação na construção de novos padrões de comportamento na
relação entre sociedade e meio natural. - O papel das atividades
práticas no campo, em laboratório, nas aulas e a assimilação de
conceitos em Geociências. - Métodos convencionais e inovadores de
ensino e aprendizagem nessas áreas e a produção didática e
para-didática. - A diversificação de linguagens, recursos didáticos e
sua aplicação no ensino, (experimentação/manipulação de situações e
equipamentos, interpretação de fotos aéreas e imagens de satélites,
literatura, música e filmes).
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Avaliação |
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Método |
Aulas dialogadas, seminários, apresentação das práticas
escolares e dos projetos de ensino efetivados no Ensino Básico,
entrevistas e palestras de professores convidados. |
Critério |
Participação nas atividades do curso, apresentação oral e
escrita dos relatórios e trabalhos realizados nas práticas pedagógicas
no Ensino Fundamental e Médio. |
Norma de Recuperação |
De acordo com o calendário escolar. |
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BRASIL, MEC. Ministério da Educação. Secretaria do Ensino
Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais, terceiro e quarto ciclos
do Ensino fundamental. Introdução aos Parâmetros Curriculares
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Ministério da Educação. Secretaria do Ensino Fundamental. Parâmetros
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