Disciplinas‎ > ‎

Minerais e Rochas I

Objetivos
Fornecer aos estudantes os conhecimentos básicos sobre minerais formadores de minérios e rochas, incluindo os industriais. A parte teórica trata das principais classificações minerais, suas aplicações e as técnicas analíticas de determinação. A parte prática visa a identificação das propriedades e reconhecimento dos principais minerais.
 
Docente(s) Responsável(eis)

83942 - Daniel Atencio

146604 - Eliane Aparecida Del Lama
 
Programa Resumido

 
Programa
Fundamentos da mineralogia. Principais métodos de identificação dos minerais: difração de raios X, microscopia e microssonda eletrônica. Propriedades físicas, químicas e óticas do minerais. Estruturas e composição química. Classificação dos minerais: silicatos, óxidos e hidróxidos, sulfetos, carbonatos, sulfatos, fosfatos e elementos nativos. Classificação estrutural dos silicatos: nesossilicatos, sorossilicatos, ciclossilicatos, inossilicatos e ciclossilicatos. Minerais formadores de minérios e de rochas. Minerais como matéria prima industrial. Cerâmicas e vidros. Identificação macroscópia dos minerais com bases nas suas propriedades físicas, como dureza, traço etc. Princípios de determinação microscópica dos minerais, em luz transmitida e luz refletida.
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, aulas práticas e apresentação de material áudio-visual.
Critério
avaliação baseada em provas, trabalhos e exercícios
Norma de Recuperação
Segundo as normas definidas pela CG do IGc-USP. A Nota final será calculada conforme a seguinte fórmula: Nf = (Ma + Nr)/2
Ma = média final da disciplina; Nr = nota da prova de recuperação
Subpáginas (1): Minerais e Rochas I 2010
Comments