Objetivos |
Ensinar sobre os princípios geológicos ligados à paleontologia,
tendo em vista a preservação dos fósseis nas rochas; equipar os alunos
com o conhecimento da história biológica incluindo a origem da vida,
períodos de diversificação e de extinção, bem como o conhecimento
morfológico básico dos grupos animais (vertebrados e vegetais mais
importantes e bem representados nos últimos 540 milhões de anos, com
ênfase no registro fóssil do Brasil. Incentivar o raciocínio
paleontológico com vistas à resolução de problemas geológicos (história
da sedimentação, busca de riquezas minerais, etc.) e biológicos (modo de
vida de organismos extintos, surgimento de novos grupos biológicos,
etc.), explorando os conceitos de sedimentação das rochas, tafonomia,
bioestratigrafia, paleoecologia, morfologia funcional, atualismo e
filogenia. |
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Docente(s) Responsável(eis) |
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999464 - Luiz Eduardo Anelli
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Programa Resumido |
Morfologia básica de invertebrados, vertebrados, vegetais e
microfósseis. Conceitos de diversidade animal e vegetal, e grandes
extinções. Solução de questões paleoecológicas através dos conceitos de
bioestratigrafia, morfologia funcional, tafonomia, filogenia e
atualismo. |
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Programa |
O programa segue o tema de 13 aulas teóricas na sua maioria
seguidas de aulas práticas (*).1) Preservando fósseis nas rochas
(*Processos e produtos da fossilização). 2) A origem da vida. 3) A vida
primitiva na Terra: das primeiras células aos primeiros animais (*O
registro fóssil da vida primitiva). 4) A evolução dos animais
(*Invertebrados fósseis I: tafonomia dos trilobites e cnidários). 5) A
vida em um mundo em mudanças (*/tafonomia e paleoecologia de moluscos
bivalves; moluscos, braquiópodes e equinodermos). 6) Os primeiros
vertebrados (*Vertebrados aquáticos fósseis). A origem das plantas e a
invasão dos continentes na Era Paleozóica (*Vegetais fósseis e suas
adaptações para a vida fora da água). 7) Os primeiros tetrápodes e a
conquista do ambiente terrestre (*A pegada de Notopus petri). 8)
Dinossauros e a evolução do vôo (Archaeopteryx, o primeiro dinossauro
voador). 9) A evolução das plantas com flores na Era Mesozóica (*A
ascensão das angiospermas na Era Mesozóica). 10) Da origem dos mamíferos
até os primeiros hominídeos. 11) Icnofósseis, vestígios da vida
(*Interpretando os icnofósseis). 12) Microfósseis: utilidades na
paleontologia (o uso dos microfósseis). 13) As eras do gelo e o
surgimento do homem: evolução e criacionismo. 14-15) (duas avaliações
durante o semestre). Aulas de campo para exame de sequência sedimentar,
coleta de material fóssil e visita ao Museu de Paleontologia de Taubaté.
CARGA HORÁRIA TOTAL DAS AULAS DE CAMPO: 15 HORAS. |
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Avaliação |
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Método |
Aulas expositivas e aulas práticas com uso de réplicas de
fósseis. Aulas de campo para exame de seqüência sedimentar, coleta de
material fóssil e visita ao Museu de Paleontologia de Taubaté. |
Critério |
Provas escritas e avaliação de guias de aula prática. |
Norma de Recuperação |
Avaliação de prova escrita relativa ao conteúdo total da
disciplina. A Nota final será calculada conforme a seguinte fórmula: Nf =
(Ma + Nr)/2 Ma = média final da disciplina; Nr = nota da prova de
recuperação
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1. ANELLI, L.E.; ROCHA CAMPOS, A.C. e FAIRCHILD, T.R.,
2002. Paleontologia: guia de aulas práticas - uma introdução ao estudo
dos fósseis. 5ª ed., Gráfica IGc-USP, São Paulo, 137p. 2. CARVALHO,
I.S., 2002. Paleontologia. Editora Interciência, Rio de Janeiro, 628p.
3. MENDES, J.C., 1988. Paleontologia básica. EDUSP, São Paulo, 347p. 4.
COWEN, R., 2000. History of Life. Blackwell Scientific Publications,
boston, 470p.
Museu de Paleontologia em Monte Alto: http://acd.ufrj.br/geologia/sbp/mt-alto.htm
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