Objetivos |
Propiciar ao licenciando condições para a compreensão e análise
crítica das políticas educacionais, bem como da organização escolar e
da legislação do ensino referentes à Educação Básica, como elementos de
reflexão e intervenção na realidade educacional brasileira. |
|
Docente(s) Responsável(eis) |
|
81022 - Claudia Pereira Vianna
|
|
|
Programa Resumido |
Esta disciplina visa propiciar ao licenciando condições para a
compreensão e análise crítica das políticas públicas de educação, bem
como da organização escolar e da legislação educacional referentes à
Educação Básica, em suas diferentes modalidades de ensino, como
elementos de reflexão e intervenção na realidade educacional brasileira.
Para tanto, desenvolverá os seguintes tópicos: a) Função social da
educação e natureza da instituição escolar: inserção do sistema escolar
na produção e reprodução social; b) Direito à Educação, cidadania,
diversidade e direito à diferença; c) Organização e Legislação da
educação básica no Brasil: aspectos históricos, políticos e sociais; d)
Planejamento e situação atual da educação; e) Financiamento da educação;
f) Gestão dos sistemas de ensino; g) Unidade escolar: gestão e projeto
pedagógico. |
|
Programa |
a) Função social da educação e natureza da instituição escolar:
inserção do sistema escolar na produção e reprodução social b)
Direito à Educação, cidadania, diversidade e direito à diferença c)
Organização e Legislação da educação básica no Brasil: aspectos
históricos, políticos e sociais d) Planejamento e situação atual da
educação e) Financiamento da educação f) Gestão dos sistemas de
ensino g) Unidade escolar: gestão e projeto pedagógico |
|
Avaliação |
|
Método |
Aulas expositivas, orientação de seminários, trabalhos, resumos,
fichamentos, resenhas e leituras. Orientação e supervisão de estágios. |
Critério |
Avaliação contínua por meio de provas, seminários, trabalhos
escritos e outras atividades. O relatório a ser entregue ao final de
estágio também é um dos elementos significativos da avaliação. |
Norma de Recuperação |
As estabelecidas pela USP. As formas, os períodos e os assuntos
que farão parte do processo de recuperação serão definidos pelo docente
da disciplina. |
|
|
|
APPLE, M. W. Políticas de direita e branquitude: a
presença ausente da raça nas reformas educacionais. Revista Brasileira
de Educação. Campinas: Autores Associados, n. 16, 2001, p.61-67. ARANTES,
V. A. (Org.). Inclusão escolar: pontos e contrapontos. São Paulo:
Summus, 2006. ARELARO, L. et al. Passando a limpo o financiamento da
educação nacional: algumas considerações. Revista da ADUSP. São Paulo:
ADUSP. n. 32, abril 2001, p. 30-42 BARRETO, E. S. de Sá; SOUSA. S. Z.
L. Estudos sobre ciclos e progressão escolar no Brasil: uma revisão.
Educação e Pesquisa. São Paulo: FEUSP. v. 30, n.1. jan./abr. 2004,
pp.31-50. BOURDIEU, P. A escola conservadora: as desigualdades frente
à escola e a cultura. In NOGUEIRA, M. A.; CATANI, A. (orgs.) Escritos
da Educação. Petrópolis: Vozes, 1998, p. 39-64. BOURDIEU, P. A mão
esquerda e a mão direita do Estado. In: Contrafogos: táticas para
enfrentar a invasão neoliberal. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998, p.
9-20. BRZEZINSK, I. (org.). LDB interpretada: diversos olhares se
entrecruzam. São Paulo: Cortez, 2003. CARVALHO, M. P. de. Gênero e
política educacional em tempos de incerteza. In: HYPOLITO, A.; GANDIN.
L. A. (orgs). Educação em tempos de incertezas. Belo Horizonte:
Autêntica, 1999. p.137-162. CARVALHO, M. P. de. Mau aluno, boa aluna?
Como as professoras avaliam meninos e meninas. Estudos Feministas.
Florianópolis: CFH/CCE/UFSC, v.9, n.2, 2001. CORTELA, M. S.
Conhecimento escolar: epistemologia e política. In A escola e o
conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos. São Paulo:
Cortez, 1998, p. 129-159. CUNHA, L. A.. Educação e desenvolvimento
social no Brasil. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1980. CURY, C. R.
J. Direito à Educação: direito à igualdade, direito à diferença.
Cadernos de Pesquisa. São Paulo: FCC, n. 116, jul.2002, p. 245-262. DI
PIERRO, M. C. Notas sobre a Redefinição da identidade e das políticas
públicas de educação de jovens e adultos no Brasil. In: Revista Educação
e Sociedade, n. 92, vol 26. Número Especial, 2005 . p. 1115-1139 DRAIBE,
S. M. As políticas sociais e o neoliberalismo: reflexões suscitadas
pelas experiências latino-americanas. Revista da USP. São Paulo. Edusp,
n. 17. 1993, p. 86-100. FERNANDES, F. A luta pela escola pública:
perspectivas históricas. Revista de Educação da Apeoesp, São Paulo:
APEOESP, n. 5, out. 1990, p. 18-23 FERNANDES, F.. Educação e
Sociedade no Brasil. São Paulo: Dominus, 1966. FERNANDES, F.. O
Desafio Educacional. São Paulo: Cortez, 1989. FISCHMANN, R. (Coord.).
Escola Brasileira: temas e estudos. São Paulo: Atlas, 1987. FREIRE,
P. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 1991. FREIRE, P. Política
e Educação: ensaios. São Paulo: Cortez, 1993. GENTILLI, P.; SILVA,
T. T.. (Orgs). Pedagogia da Exclusão. Petrópolis: Vozes, 1996. GONÇALVES,
L. A. O. e SILVA, P. B. G. e. Multiculturalismo e educação: do protesto
de rua a proposta e políticas. Educação e Pesquisa. São Paulo: FEUSP,
2003, v. 29, n. 1, jan/jun., p.109-123. LARROSA, J.; SKLIAR, C.
(org.) Habitantes de Babel: políticas e poéticas da diferença. Belo
Horizonte: Autêntica, 2001. MAINARDES, J. A promoção automática em
questão: argumentos, implicações e possibilidades. Revista Brasileira de
Estudos Pedagógicos. Brasília: INEP, v. 79, mai./ago. 1997, pp.16-29. MANSANO
Fº, R; OLIVEIRA, R. P. de; CAMARGO, R. B. de. Tendências da matrícula
no ensino fundamental regular no Brasil. In: OLIVEIRA. C. de et al.
Municipalização do ensino no Brasil, Belo Horizonte: Autêntica, 1999. p.
37-60 MELCHIOR, J. C. de A.. Mudanças no financiamento da educação
no Brasil. São Paulo: Autores Associados, 1997. (Coleção Polêmicas do
Nosso Tempo). MENEZES, J. G. C. (Org.). Estrutura e Funcionamento da
Educação Básica. São Paulo: Pioneira, 98. MORAES, C. S. V. Educação
permanente: direito de cidadania, responsabilidade do Estado. In
Trabalho, Educação e Saúde, vol 4, n.2, set. 2006. Rio de Janeiro:
Fundação Oswaldo Cruz/Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio.,
2006, p. 395-415. MORAES, R. Neoliberalismo: de onde vem, para onde
vai? São Paulo: Senac, 2001. MOTTA, E. de O.; RIBEIRO, D.. Direito
educacional e educação no século XXI. Brasília: Unesco, 1997. OLIVEIRA,
D.; DUARTE, M. R. T. (orgs.) Política e trabalho na escola:
administração dos sistemas públicos de educação básica. Belo Horizonte:
Autêntica, 2002. OLIVEIRA, D. (Org.). Gestão Democrática: desafios
contemporâneos. Petrópolis, Vozes, 1997. OLIVEIRA, R. P. de. ;
ADRIÃO, T. (orgs). Gestão, financiamento e direito à educação: análise
da LDB e da Constituição Federal. São Paulo, Xamã, 2002. OLIVEIRA,
R. P. de e ADRIÃO, T. Organização do ensino no Brasil: níveis e
modalidades na Constituição Federal e na LDB. São Paulo: Xamã, 2002. PARO,
V. H. Gestão democrática da escola pública. 3 ed. São Paulo: Ática,
2001. PERONI, V. Redefinição do papel do Estado e a política
educacional no Brasil dos anos 90. In CASTRO, M. et al. Sistemas e
instituições: repensando a teoria na prática. Porto Alegre: EDIPUCRS,
1997, p. 291-301. PINTO, J. M. R. Os recursos para educação no
Brasil. In PINTO, J. M. R. Os recursos para a educação no Brasil no
contexto das finanças públicas. Brasília: Plano, 2000, p. 41-115. ROMANELLI,
O. História da Educação no Brasil: 1930-1973. Petrópolis: Vozes, 1986,
8ª ed. ROSEMBERG, F. Raça e desigualdade educacional no Brasil. IN:
AQUINO, J. G. de (coord.) Diferenças e preconceito na escola:
alternativas teóricas e práticas. São Paulo, Summus, 1998, p. 73-91. SAVIANI,
D.. Da nova e LDB ao novo Plano Nacional de Educação: por uma outra
política educacional. Campinas: Autores Associados, 2004. SAVIANI,
D.. Nova Lei da Educação: Trajetória, Limites e Perspectivas. Campinas:
Autores Associados, 1997. SEVERINO, A. J. A nova LDB e a política de
formação de professores: um passo à frente, dois passos atrás... In:
FERREIRA, N.; AGUIAR, M. A. Gestão da educação: impasses, perspectivas e
compromissos. São Paulo: Cortez, 2000, p. 177-192. TEIXEIRA, A.
Educação é um Direito. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2004. VIANNA, C.;
RIDENTI, S. Relações de gênero na escola: das diferenças ao preconceito.
In AQUINO, J. G. (coord.) Diferenças e preconceito na escola:
alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1998, p. 93-105 ZIBAS,
D. M. L.; AGUIAR, M. A. da S.; BUENO, M. S. S. (orgs) O ensino médio e a
reforma da educação básica. Brasília: Plano, 2003. Legislações e
Normas sobre a educação federal, estadual e municipal. | |
|