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Psicologia da Educação : Uma Abordagem Psicossocial do Cotidiano Escolar

Objetivos
a) Apresentar e discutir criticamente as aproximações entre a Psicologia e a Educação Escolar, particularmente no âmbito da educação brasileira.
b) Apresentar os fundamentos da psicologia escolar crítica e suas contribuições para o entendimento das práticas e processos escolares desenvolvidos nas escolas públicas.
c) Apresentar noções elementares da pesquisa educacional que toma a escola como objeto de estudo bem como fornecer bases conceituais e práticas sobre a entrevista como instrumento de pesquisa em psicologia e em educação.
 
Docente(s) Responsável(eis)

53712 - Denise Trento Rebello de Souza

93593 - Sandra Maria Sawaya
 
Programa Resumido
A Psicologia constituiu-se historicamente como uma das ciências nas quais a Educação mais busca suporte para entender e intervir nas questões escolares. Essa contribuição se deu, em diversos momentos, a partir de uma transposição simplificada e reducionista sobre os fenômenos que se desenvolvem no cotidiano escolar. As críticas a essas apropriações, já feitas no âmbito da própria Psicologia, são tratadas no curso. Além disso, são apresentadas algumas contribuições da Psicologia para o entendimento da escola, suas práticas e processos escolares. Para tanto, vale-se do trabalho de alguns autores que têm contribuído para a construção de referenciais teóricos que levam em consideração a natureza complexa e multideterminada das relações interpessoais e dos fenômenos psicossociais que se desenvolvem no dia-a-dia das escolas.
 
Programa
1. Psicologia e Educação: o conhecimento psicológico e o processo de escolarização.
a. Breve histórico da Psicologia e da Psicologia Escolar, incluindo seus modelos de atuação junto à Educação escolar.
b. Relações interpessoais, formação de identidade e desempenho escolar.
2. Psicologia e Educação escolar: professor e aluno enquanto como principais protagonistas do processo de escolarização
a. alguns conceitos básicos da teoria psicanalítica
b. O processo de ensino aprendizagem e a relação professor-aluno
c. As explicações tradicionais sobre as causas do baixo desempenho escolar: uma revisão histórica e crítica.
d. Mitos sobre as causas das dificuldades escolares
3. Novas contribuições da Psicologia à Educação: o cotidiano escolar como dimensão de análise das práticas e processos educacionais.
a. Vida Cotidiana: por que construir um outro objeto de estudo?
b. Preconceitos e Estereótipos sociais e sua presença na vida escolar cotidiana
c. Discutindo alguns temas centrais da escola: violência, disciplina, preconceitos, autoridade docente, autonomia discente.
4. A Psicologia e a formação contínua do professor: repensando as estratégias tradicionais de formação contínua e as novas tendências.
a. A preocupação com o aperfeiçoamento docente: um pouco da história
b. O aperfeiçoamento de professores: questão individual ou institucional?
 
Avaliação
     
Método
aulas expositivas, discussão em pequenos grupos e seminários.
Critério
relatório de estágio e trabalhos individuais e em grupo em sala de aula
Norma de Recuperação

 
Bibliografia
     

Azanha, José Mario Pires. Comentários sobre a formação de professores em São Paulo. In: Formação de Professores. Unesp, 1994.

Candau, V.M. F. Formação continuada de professores: tendências atuais. IN: Reali, A. M.M.R. e Mizukami, M.G. N. (orgs) Formação de Professores: tendências atuais. Edufscar, São Carlos, 1996.

Freller, C. C. Histórias de indisciplina escolar. São Paulo. Casa do Psicólogo, 2002.

Freud, Sigmund. Cinco Lições. Coleção “Os Pensadores”

Heller, Agnes. O cotidiano e a História. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 1985.
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Leite, Dante. M. Educação e relações interpessoais. In, Patto, M.H.S. Introdução à Psicologia escolar. S.P. , T.A. Queiróz, 1982.

Zago, Nadir. A entrevista e seu processo de construção: reflexões com base na experiência prática. IN: Zago, N. Carvalho, M.P. Vilela, R. A. (orgs) Itinerários de pesquisa. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

Patto, Maria Helena Souza. A produção do fracasso escolar. São Paulo, T. A. Queiróz, 1990, cap. 6 Quatro historias de (re)provação.
___________. Psicologia e Ideologia. Item 3: um exemplo concreto: a Psicologia Escolar. T. A. Queiróz, edt.

Souza, Denise Trento Rebello. Entendendo um pouco mais sobre o sucesso ( e fracasso) escolar: ou sobre os acordos de trabalho entre professores e alunos. IN: Autoridade e autonomia na escola: alternativas teóricas e práticas. Aquino, Júlio Groppa (org), Summus, 1999.

__________A formação contínua de professores como estratégia fundamental para a melhoria da qualidade do ensino: uma reflexão crítica. IN: Psicologia, Educação e as Temáticas da Vida Contemporânea. São Paulo, Ed. Moderna, 2002.
___________Formação continuada de professores e fracasso escolar: problematizando o argumento da incompetência. Educação e Pesquisa, 2006 (no prelo)

Sposito, M. A instituição escolar e a violência. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, no 104, 1998.