Objetivos |
a) Apresentar e discutir criticamente as aproximações entre a
Psicologia e a Educação Escolar, particularmente no âmbito da educação
brasileira. b) Apresentar os fundamentos da psicologia escolar
crítica e suas contribuições para o entendimento das práticas e
processos escolares desenvolvidos nas escolas públicas. c)
Apresentar noções elementares da pesquisa educacional que toma a escola
como objeto de estudo bem como fornecer bases conceituais e práticas
sobre a entrevista como instrumento de pesquisa em psicologia e em
educação.
|
|
Docente(s) Responsável(eis) |
|
53712 - Denise Trento Rebello de Souza
|
|
93593 - Sandra Maria Sawaya
|
|
|
Programa Resumido |
A Psicologia constituiu-se historicamente como uma das ciências
nas quais a Educação mais busca suporte para entender e intervir nas
questões escolares. Essa contribuição se deu, em diversos momentos, a
partir de uma transposição simplificada e reducionista sobre os
fenômenos que se desenvolvem no cotidiano escolar. As críticas a essas
apropriações, já feitas no âmbito da própria Psicologia, são tratadas no
curso. Além disso, são apresentadas algumas contribuições da Psicologia
para o entendimento da escola, suas práticas e processos escolares.
Para tanto, vale-se do trabalho de alguns autores que têm contribuído
para a construção de referenciais teóricos que levam em consideração a
natureza complexa e multideterminada das relações interpessoais e dos
fenômenos psicossociais que se desenvolvem no dia-a-dia das escolas. |
|
Programa |
1. Psicologia e Educação: o conhecimento psicológico e o
processo de escolarização. a. Breve histórico da Psicologia e da
Psicologia Escolar, incluindo seus modelos de atuação junto à Educação
escolar. b. Relações interpessoais, formação de identidade e
desempenho escolar. 2. Psicologia e Educação escolar: professor e
aluno enquanto como principais protagonistas do processo de
escolarização a. alguns conceitos básicos da teoria psicanalítica
b. O processo de ensino aprendizagem e a relação professor-aluno c.
As explicações tradicionais sobre as causas do baixo desempenho
escolar: uma revisão histórica e crítica. d. Mitos sobre as causas
das dificuldades escolares 3. Novas contribuições da Psicologia à
Educação: o cotidiano escolar como dimensão de análise das práticas e
processos educacionais. a. Vida Cotidiana: por que construir um
outro objeto de estudo? b. Preconceitos e Estereótipos sociais e sua
presença na vida escolar cotidiana c. Discutindo alguns temas
centrais da escola: violência, disciplina, preconceitos, autoridade
docente, autonomia discente. 4. A Psicologia e a formação contínua do
professor: repensando as estratégias tradicionais de formação contínua e
as novas tendências. a. A preocupação com o aperfeiçoamento docente:
um pouco da história b. O aperfeiçoamento de professores: questão
individual ou institucional?
|
|
Avaliação |
|
Método |
aulas expositivas, discussão em pequenos grupos e seminários. |
Critério |
relatório de estágio e trabalhos individuais e em grupo em sala
de aula |
Norma de Recuperação |
|
|
|
|
Azanha, José Mario Pires. Comentários sobre a formação de
professores em São Paulo. In: Formação de Professores. Unesp, 1994.
Candau,
V.M. F. Formação continuada de professores: tendências atuais. IN:
Reali, A. M.M.R. e Mizukami, M.G. N. (orgs) Formação de Professores:
tendências atuais. Edufscar, São Carlos, 1996.
Freller, C. C.
Histórias de indisciplina escolar. São Paulo. Casa do Psicólogo, 2002.
Freud,
Sigmund. Cinco Lições. Coleção “Os Pensadores”
Heller, Agnes. O
cotidiano e a História. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 1985. __________.
La Revolución cotidiana. Barcelona, Peninsula, 1998.
Leite,
Dante. M. Educação e relações interpessoais. In, Patto, M.H.S.
Introdução à Psicologia escolar. S.P. , T.A. Queiróz, 1982.
Zago,
Nadir. A entrevista e seu processo de construção: reflexões com base na
experiência prática. IN: Zago, N. Carvalho, M.P. Vilela, R. A. (orgs)
Itinerários de pesquisa. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
Patto,
Maria Helena Souza. A produção do fracasso escolar. São Paulo, T. A.
Queiróz, 1990, cap. 6 Quatro historias de (re)provação. ___________.
Psicologia e Ideologia. Item 3: um exemplo concreto: a Psicologia
Escolar. T. A. Queiróz, edt.
Souza, Denise Trento Rebello.
Entendendo um pouco mais sobre o sucesso ( e fracasso) escolar: ou sobre
os acordos de trabalho entre professores e alunos. IN: Autoridade e
autonomia na escola: alternativas teóricas e práticas. Aquino, Júlio
Groppa (org), Summus, 1999.
__________A formação contínua de
professores como estratégia fundamental para a melhoria da qualidade do
ensino: uma reflexão crítica. IN: Psicologia, Educação e as Temáticas da
Vida Contemporânea. São Paulo, Ed. Moderna, 2002. ___________Formação
continuada de professores e fracasso escolar: problematizando o
argumento da incompetência. Educação e Pesquisa, 2006 (no prelo)
Sposito,
M. A instituição escolar e a violência. Cadernos de Pesquisa. São
Paulo, no 104, 1998.
|
|
|