Disciplinas‎ > ‎

Recursos Naturais I

Objetivos
Conceituar recursos naturais e seus tipos. Estudar os recursos perpétuos, renováveis e potencialmente renováveis. Aproveitamento de fontes de recursos perpétuos para geração de energia.
 
Docente(s) Responsável(eis)

295480 - Denise de La Corte Bacci
 
Programa Resumido
recursos naturais, definições e categorias, recursos perpétuos, renováveis e potencialmente renováveis.
 
Programa
Definição de recursos naturais. Categorias de recursos naturais: perpétuos, renováveis, potencialmente renováveis e não renováveis.Recursos perpétuos: sol, vento e maré. Aproveitamento de recursos perpétuos para geração de energia (painéis solares fotovoltaicos, aquecimento solar, turbinas de vento, etc.)Recursos renováveis: florestas, agricultura e pecuária. A questão do desmatamento para fins de reflorestamento, pastagens ou agricultura. A agricultura como causa da erosão e poluição do ar e água, devido ao uso de pesticidas e fertilizantes. O problema da manutenção da biodiversidade frente à extinção de plantas e animais causada pelo desmatamento. Exemplo da cana de açúcar no Brasil, como fonte de energia. Vantagens e desvantagens da utilização do álcool combustível.Recursos potencialmente renováveis: solo e água superficial. Técnicas de conservação do solo. Tratamento de água, poluição de rios, etc. CARGA HORÁRIA TOTAL DAS AULAS DE CAMPO: 15 HORAS.
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas teóricas e aulas práticas.
Critério
Provas.
Norma de Recuperação
Segundo as normas definidas pela CG do IGc-USP. A Nota final será calculada conforme a seguinte fórmula: Nf = (Ma + Nr)/2
Ma = média final da disciplina; Nr = nota da prova de recuperação
 
Bibliografia
     

1. Craig, J.R.; Vaughan, D.J.; Skinner, B.J. 1996. Resources of the Earth - origin, use and environmental impact. New Jersey, Prentice Hall. 472p. 2. Keller, E.A. 1996. Environmental geology. Upper Saddle River, Prentice Hall. 560p.
Subpáginas (1): Recursos Naturais I 2010
Comments