Disciplinas‎ > ‎

Técnicas de Campo em Geociências

Objetivos
capacitar o aluno nas principais técnicas utilizadas no campo, como levantamento de seções e realização de perfis, com uso de mapas topográficos, geológicos e outros instrumentos, como bússola, GPS.
 
Docente(s) Responsável(eis)

1471721 - Maria da Gloria Motta Garcia
 
Programa Resumido

 
Programa
Na parte teórica serão fornecidas ao aluno as técnicas e estratégias de descrição de afloramentos e levantamento de seções geológicas em terrenos sedimentares, ígneos e metamórficos e suas implicações para cartografia geológica. Na parte prática serão realizados exercícios com mapas geológicos, uso de ábacos para correções de mergulhos de camadas e exagero de escalas e uso da projeção estereográfica para análise de dobras e falhas. A parte de campo envolverá estudos de afloramentos, anotação de caderneta, levantamento de seções colunares e perfis geológicos em áreas metamórficas de baixo grau com estruturas sedimentares preservadas. As aulas de campo ocorrerão nos fins-de-semana. CARGA HORÁRIA TOTAL DAS AULAS DE CAMPO: 30 HORAS.
 
Avaliação
     
Método
Aulas teóricas; aulas de campo; atividades de mapeamento geológico; elaboração de mapas e relatórios.
Critério
avaliação será baseada nos relatórios das atividades de campo e em provas sobre os conhecimentos auferidos nestas atividades.
Norma de Recuperação
Segundo as normas definidas pela CG do IGc-USP. A Nota final será calculada conforme a seguinte fórmula: Nf = (Ma + Nr)/2
Ma = média final da disciplina; Nr = nota da prova de recuperação
 
Bibliografia
     

1. LAHEE, F.H. Field Geology. John Wiley & Sons, 1961; 2. COMPTON, R.R. Manual of field geology, John Wiley & Sons, 1962; 3. RAGAN, D. Structural Geology: an introduction to geometrical technique, John Wiley & Sons, 1968.
Comments