Instituto Butantan

    Instituição de renome mundial em pesquisa de biotecnologia e produção de soros e vacinas, assim como por prestar atendimento médico a vítimas de animais venenosos. O Butantan também é bastante conhecido por seus serpentários e viveiros com escorpiões, aranhas e cobras, como as najas da África e da índia.
    Foi criado oficialmente em 1901, com o nome de Instituto Serumtherápico, por iniciativa do médico pesquisador Vital Brazil para combater um surto epidêmico de peste bubônica identificada em Santos em 1898.
    No bonito parque com áreas verdes, estão abrigados três museus:
o Biológico, o Histórico e o de Microbiologia. 
    Há também o Serpentário, uma área murada ao ar livre na qual estão expostas serpentes peçonhentas e não-peçonhentas, e uma área reservada para macacos Macacário.
    Nos museus, o visitante pode realizar pesquisas e observar insetos e répteis de diversos tipos e ainda ter acesso a peças e materiais biológicos, fotos e documentos. Sua coleção de insetos e répteis tem cerca de 54 mil espécies catalogadas - uma das maiores do mundo.
    O serviço de monitoria pode ser interno, com monitores dentro dos museus para tirar dúvidas, ou externo, com monitores que recebem, organizam e orientam os visitantes.
    O Museu Biológico oferece sob empréstimo, no programa O Museu Vai à Escola, kits biológicos com animais conservados para as escolas e feiras de ciências.
    Para alunos de Ensino Médio, são oferecidos, no Museu de Microbiologia, cursos práticos gratuitos.

Instituto Butantan
Av.Vital Brasil, 1.500 - Butantã
(11) 3726·7222
Comments