Museu Paulista

    O Museu Paulista, também conhecido como Museu do Ipiranga, foi inaugurado em 1890, com o objetivo de preservar a história do Brasil. Projetado pelo arquiteto e engenheiro italiano Tommaso Gaudenzio Bezzi, tem inspiração em palácios renascentistas. Seu jardim, posteriormente construído, foi projetado pelo paisagista belga Arsenius Puttemans e segue o modelo barroco francês, imitando o Jardim de Versalhes. Ampliado mais tarde, hoje o jardim conta com piscinas e chafarizes, ocupan-do 1,5 mil metros quadrados.
    Seu acervo é formado por esculturas, quadros, móveis, peças religiosas, armas, fotografias e documentos, que ilustram a história da sociedade brasileira, especialmen-te a paulistana, do século XVII até meados do século XX.
    Reunindo mais de 125 mil objetos, o acervo está exposto em três principais alas, de acordo com as linhas de pesquisa que o museu desenvolve: História do Imaginário, Universo do Trabalho e Aspectos de Cotidiano e Sociedade.
    O Museu Paulista também promove cursos, seminários e outros eventos, faz atendi-mento e distribuição de suas publicações a pesquisadores, professores, estudantes e público em geral, além de prestar assessoria e consultoria.

Museu Paulista
Parque da Independência, s/n -Ipiranga
(11) 5155·8000
Comments