Notícias

Anúncios recentes

  • Videoteca Virtual Instituto de Física USP Bem-vindo a Videoteca Virtual. Este sítio contém colóquios, seminários e aulas apresentados no Instituto de Física da USP, criando uma memória destes eventos e facilitando a sua maior divulgação
    Postado em 1 de mai de 2011 19:46 por Renata Traça
  • Atlas Ambiental do Município de São Paulo O Município de São Paulo representa um desafio quando se trata do mapeamento atualizado dos mais variados aspectos do meio físico, ambientais e socioeconômicos. A dinâmica urbana da metrópole tem ...
    Postado em 9 de abr de 2011 18:48 por Renata Traça
  • Aluno LiGEA participa da Casa Boa Mesa 2010 Foto: Marcelo FurutaAluno Eliel Bragatti (LiGEA 2004) participa no Espaço Nestlé do Evento Casa Boa Mesa 2010 (CASA COR TRIO no Jóquei Clube)  fazendo Oficinas de Cultivo Horta Indoor ...
    Postado em 27 de nov de 2010 03:37 por Renata Traça
  • "Eu, Cientista da Terra" - Museu de Geociências USP A partir do dia 14 de outubro terá início no Museu de Geociências o ciclo de exposições temporárias Eu, Cientista da Terra”. A idéia é reunir colecionadores particulares que tenham ...
    Postado em 17 de out de 2010 00:05 por Renata Traça
  • GeoPark - GeoParque Quadrilátero Ferrífero MG
    Postado em 10 de out de 2010 23:15 por Renata Traça
Exibindo postagens 1 - 5 de 35. Exibir mais »

Videoteca Virtual Instituto de Física USP

postado em 1 de mai de 2011 19:43 por Eli Toca da Onça Jaguar Protector   [ atualizado em 1 de mai de 2011 19:46 por Renata Traça ]

Bem-vindo a Videoteca Virtual. Este sítio contém colóquios, seminários e aulas apresentados no Instituto de Física da USP, criando uma memória destes eventos e facilitando a sua maior divulgação.

Atlas Ambiental do Município de São Paulo

postado em 9 de abr de 2011 18:43 por Eli Toca da Onça Jaguar Protector   [ atualizado em 9 de abr de 2011 18:48 por Renata Traça ]

O Município de São Paulo representa um desafio quando se trata do mapeamento atualizado dos mais variados aspectos do meio físico, ambientais e socioeconômicos. A dinâmica urbana da metrópole tem provocado uma rápida desatualização das bases de dados existentes, sejam elas alfanuméricas ou espaciais.

Nesse sentido, o contexto do Projeto Atlas Ambiental do Município de São Paulo é o do Sistema de Informações Geográficas – SIG, existindo uma intenção de atualização permanente, além do uso para diferentes fins das bases de dados, predominantemente bases gráficas, que constituem a cartografia digital para o planejamento.

Tendo em vista tratar-se de projeto de longa duração, para o qual é previsto um período de execução de cerca de 5 anos, optou-se por priorizar um dos aspectos cruciais para a qualidade de vida da metrópole: as áreas verdes.
Sabe-se, através de estudos desenvolvidos pela PMSP, que de uma área total de 1509 km², apenas 16,36% do município é ocupado por áreas verdes, sendo 10,24% na zona urbana e 6,12% na zona rural (SILVA, 1993). Esses números refletem a escassez de áreas verdes existentes, bem como a crescente supressão desses espaços na zona rural, levando a um comprometimento da biodiversidade no território do município.

O presente projeto, denominado “Diagnóstico e Bases para a Definição de Políticas para as Áreas Verdes no Município de São Paulo”, informalmente denominado Mapa do Verde, constitui-se na primeira fase do “Atlas Ambiental” e integra desde setembro de 2000, junto com mais de três dezenas de projetos, o Programa BIOTA, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo-FAPESP.

Como resultados finais são apresentados os seguintes temas:

• Cobertura Vegetal

• Clima Urbano

• Flora e Fauna

• Uso do Solo

• Meio Físico

• Ocupação Urbana

• Perfil Socioeconômico

• Perfil Socioambiental.

Compõem ainda o relatório, a base geopolítica e administrativa e uma carta imagem do município. Os mapas foram elaborados nas escalas de 1:100.000, 1:75.000 e 1:40.000 e 1:15.000. Para efeito da sua disponibilidade neste meio, foram os citados mapas adequados para as escalas mencionadas nos links dos respectivos temas, bem como na página do índice de mapas.

Os dados de fauna e flora coletados por técnicos do Departamento de Parques e Áreas Verdes – DEPAVE, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente alimentam o Banco de Dados Textuais do SINBIOTA – Sistema de Informação Ambiental do Programa BIOTA/FAPESP.

Aluno LiGEA participa da Casa Boa Mesa 2010

postado em 13 de nov de 2010 15:59 por Eli Toca da Onça Jaguar Protector   [ atualizado em 27 de nov de 2010 03:37 por Renata Traça ]

Foto: Marcelo Furuta

Aluno Eliel Bragatti (LiGEA 2004) participa no Espaço Nestlé do Evento Casa Boa Mesa 2010 (CASA COR TRIO no Jóquei Clube)  fazendo Oficinas de Cultivo Horta Indoor.

Eliel é autor da Horta Pronta® que está compondo a decoração do Espaço Nestlé.

É uma grande oportunidade de divulgação para nosso curso LiGEA, estar presente num evento dessa magnitude e visibilidade.

O Evento acontece durante todo o mês de Novembro e Eliel realiza as Oficinas Horta Indoor todos os Sábados 15hs e Domingos 14hs com duração de 15 a 20 minutos, onde ele ensina, na prática, como cultivar hortaliças reutilizando as latas da Nestlé, dando dicas de que solo utilizar, como cuidar etc. Ao término da Oficina é sorteada uma Horta Pronta® entre os participantes.

"Eu, Cientista da Terra" - Museu de Geociências USP

postado em 16 de out de 2010 23:58 por Eli Toca da Onça Jaguar Protector   [ atualizado em 17 de out de 2010 00:05 por Renata Traça ]

A partir do dia 14 de outubro terá início no Museu de Geociências o ciclo de exposições temporárias Eu, Cientista da Terra”.

A idéia é reunir colecionadores particulares que tenham objetos relacionados ao universo da História Natural e trazê-los para expor suas coleções nas dependências do Instituto de Geociências.

Cada coleção ficará exposta por três meses. O objetivo é mostrar ao público que ciência também pode ser desenvolvida no dia a dia das pessoas, além de aproximar o público da experiência museológica.

A primeira exposição será da coleção do engenheiro Paulo Freitas, sobre conchas marinhas.

 Se você é um colecionador de objetos de História Natural e deseja compartilhar seu conhecimento, entre em contato com o Museu de Geociências.

GeoPark - GeoParque Quadrilátero Ferrífero MG

postado em 10 de out de 2010 23:12 por Eli Toca da Onça Jaguar Protector   [ atualizado em 10 de out de 2010 23:15 por Renata Traça ]


PPCS Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis - Consulta Pública

postado em 6 de out de 2010 06:43 por Eli Toca da Onça Jaguar Protector   [ atualizado em 6 de out de 2010 06:44 por Renata Traça ]

Ministério do Meio Ambiente - MMA - abre Consulta Pública do Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis - PPCS - até 05-novembro-2010 em consonância com Plano Nacional de Resíduos Sólidos entre outros. Leia na íntegra a prosposta e veja em que você pode contribuir ou sugerir melhorias.

3ª Feira de Geociências 2010 Chamada de Trabalhos

postado em 17 de set de 2010 23:11 por Eli Toca da Onça Jaguar Protector   [ atualizado em 26 de set de 2010 23:03 por Renata Traça ]

 
A 3ª Feira de Geociências acontecerá nos dias 10 e 11 de dezembro de 2010, no Instituto de Geociências e tem como o objetivo divulgar a produção de alunos e ex-alunos do curso LiGEA Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental para comunidade interna e externa da USP.
Participe com quantos trabalhos quiser, preencha uma ficha para cada trabalho.
 
 

3a. Feira de Geociências e Educação Ambiental - LiGEA/USP
 
Curso de Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental - LiGEA
Instituto de Geociências
Universidade de São Paulo - IGc/USP
Campus Armando Sales de Oliveira
Rua do Lago, 562 - Cidade Universitária
CEP 05508-080 - São Paulo - SP


Portal de Periódicos Eletrônicos em Geociências PPeGeo

postado em 9 de set de 2010 18:34 por Eli Toca da Onça Jaguar Protector   [ atualizado em 9 de set de 2010 19:06 por Renata Traça ]

Geociências
ganha Portal de Revistas Eletrônicas

O Portal de Periódicos Eletrônicos em Geociências (PPeGeo) foi lançado em 16/10/2009, durante o 11º Simpósio de Geologia do Sudeste, em Águas de São Pedro (SP).
 
O Portal de Periódicos Eletrônicos em Geociências - PPeGeo - reúne uma coleção de periódicos científicos da área de Geociências. O PPeGeo é resultado de uma parceria entre a Sociedade Brasileira de Geologia e o Serviço de Biblioteca e Documentação do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo.

O objetivo do Portal é disponibilizar Periódicos Científicos de interesse para a área de Geociências em Ambiente Digital e com Acesso Aberto, promovendo a democratização do acesso ao conhecimento geocientífico gerado nos grandes centros de pesquisa à comunidade em geral.

Para estruturação desta coleção, o PPeGeo (Portal de Periódicos Eletrônicos em Geociências) estabeleceu uma parceria com o Centro Latino Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, que cedeu a metodologia SciELO  Scientific Electronic Library Online (Bireme/FAPESP), a qual oferece um modelo de publicação eletrônico de periódicos para países em desenvolvimento.

Os responsáveis pelo portal esperam agregar mais títulos por meio da adesão dos editores. Mais informações sobre adesões com Erica Moreschi de Oliveira, pelo e-mail moreschi@usp.br.

PPeGeo: www.ppegeo.igc.usp.br.

GeoSciences Network - Rede Geociências

postado em 6 de set de 2010 13:34 por Eli Toca da Onça Jaguar Protector   [ atualizado em 13 de set de 2010 10:47 por Renata Traça ]

Alunos do Curso LiGEA USP criam a Rede Geociências onde cada aluno, ex-alunos, professores etc. tem seu Blog Pessoal com Endereço Web Personalizado e conta de Email Personalizada, por exemplo: www.lorenagalati.p1.net.br com email lorena@lorenagalati.p1.net.br , ainda acessa Conta de Email Personalizada , exemplo mail.lorenagalati.p1.net.br .

Todos estão "linkados" colocando todos da Rede Geociências em Evidência Mundialmente através de Buscadores como Google.
Ou seja, quando alguém, em qualquer lugar no Planeta, pesquisar "Geociências" ou outros assuntos que estejam dentro da Rede Geociências, aparecerão em primeira página de resultados os blogs da Rede.

É um Projeto iniciado com o Instituto de Geociências USP, porém poderão participar discentes e docentes de outros Institutos de Geociências e outras Universidades no Brasil e no Exterior.
Interessado em fazer parte, entre em contato com administrador da rede eliel@elielbragatti.p1.net.br colocando no assunto "Quero Participar da Rede Geociências".

Educando com a Horta Escolar muda hábitos e melhora aprendizado

postado em 28 de ago de 2010 10:52 por Eliel LiGEA   [ atualizado em 28 de ago de 2010 11:03 por Renata Traça ]

Com mudanças de hábitos alimentares, estudantes de três municípios que participaram do projeto-piloto sobre hortas escolares estão aprendendo mais e os índices de anemia e de obesidade caíram, comparados aos de anos anteriores. Os resultados foram expostos está semana, em Brasília, no Encontro Nacional Educando com a Horta Escolar promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC).
Os relatos são de coordenadores e professores que trabalharam diretamente no projeto nos municípios de Santo Antonio do Descoberto (GO), Saubara (BA) e Bagé (RS). Participaram do encontro, técnicos do FNDE e das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO). (Leia mais...)
 

1-10 of 35