Notícias‎ > ‎

Ciência para o Desenvolvimento Sustentável

postado em 1 de mai de 2010 16:01 por LiGEA USP   [ atualizado em 23 de mai de 2010 10:26 por Renata Traça ]

Ciência para o Desenvolvimento Sustentável

O
Ministério da Ciência e Tecnologia, responsável pela coordenação nacional da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), após receber várias sugestões e ter feito consultas a instituições e entidades parceiras na organização deste evento, anuncia a data e o tema principal da SNCT em 2010:
com foco no tema  “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável”. Este grande evento ocorrerá de 18 a 24 de outubro 2010.

Além de promover atividades diversas de divulgação científica, estimularemos na SNCT 2010 a difusão dos conhecimentos e o debate sobre as estratégias e maneiras de se utilizar os recursos naturais brasileiros e sua rica biodiversidade com sustentabilidade, sempre de forma conjugada com a melhoria das condições sócio-econômicas de sua população.


Nós, da Estação Ciência – USP, na condição de pioneiro e respeitado centro interativo de ciências, estamos planejando oferecer ao público visitante uma gama de atrações interessantes e de destaque dentro deste tema, e, nesse contexto, convidamos professores, funcionários e estudantes para dar visibilidade aos projetos e experiências desenvolvidas na área de sustentabilidade durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2010.

Estamos à disposição para conversas e propostas sobre as mais diversas formas de participação, sendo que algumas das sugestões que destacamos são o oferecimento de atividades e oficinas, montagem de exposições e stands, apresentação de palestras e conteúdos interativos.

Sobre a Semana Nacional de Ciência & Tecnologia


Trata-se de um importante evento, de nível nacional, que mobiliza empresas e instituições em todo o Brasil desde 2004. A cada ano a participação aumenta e ganha mais espaço na mídia, com a inclusão de uma programação voltada ao público leigo, de forma a unir a comunidade científica e a população em geral em uma troca de experiências e conhecimento que só beneficia o desenvolvimento científico nacional. Para este ano está previsto um aumento ainda maior na participação popular, seguindo a tendência observada nos últimos anos.


A participação no evento traz diversos benefícios, como:


• Associação da instituição/unidade ao maior evento de divulgação científica do Brasil;

• Grande visibilidade entre estudantes escolares e universitários;
• Grande visibilidade na comunidade científica e acadêmica;
• Integrar o ambiente de um museu e centro de ciências com credibilidade educacional inquestionável;
• Comunicar-se com um público qualificado que têm o hábito de levar suas famílias para passeios e eventos de características culturais e educacionais.

Sobre a Estação Ciência


A Estação Ciência - Centro de Difusão Científica, Tecnológica e Cultural da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo - USP recebe uma média diária de mil pessoas, incluindo escolas, famílias e turistas, numa área de exposição de quase 5.600 m2.

 Os visitantes realizam experiências, participam de demonstrações, vêem painéis, modelos, maquetes, assistem a filmes, palestras, teatro e ficam envolvidos em um ambiente de intensa curiosidade e permanente inquietação frente aos princípios físicos, químicos, biológicos e modelos matemáticos, fatos e dados importantes da história e conhecimento da humanidade, além das invenções que revolucionaram a sociedade e aqui estão demonstradas. Para receber os visitantes, a Estação Ciência tem uma equipe de universitários que auxilia nos experimentos, fornece informações e esclarece dúvidas sobre as exposições.

Para que as experiências apresentadas, o acervo e demais atrações da Estação Ciência possam manter-se atualizadas e refletir os grandes saltos tecnológicos que ocorrem com o passar do tempo, temos realizado parcerias com empresas, instituições de fomento à pesquisa e divulgação científica, institutos de alta tecnologia, universidades e órgãos públicos, dentre eles O Boticário, IBM, Intel, Petrobrás e Instituto Butantan.


Agradecendo sua atenção, mais uma vez coloco-me à disposição para mais informações ou para que possamos detalhar mais as possibilidades. 

Coloco, também, à disposição, nosso Setor de Eventos, através do telefone (11) 3672 1810 ou e-mail  semanact@eciencia.usp.br.

Cordialmente,

Prof.Dr. Helio Dias

Diretor da Estação Ciência da Universidade de São Paulo

Comments