Notícias‎ > ‎

X Congresso dos Estudantes na USP 27 a 30-05

postado em 20 de mai de 2010 11:40 por LiGEA USP   [ atualizado em 23 de mai de 2010 10:19 por Renata Traça ]

Onde?

Campus Butantã, em São Paulo, e contará com uma programação de debates, grupos de discussão e plenárias.

 

Quando?

De 27 a 30 de maio.

 

O que será o Congresso?

É nesse espaço que serão elaboradas nossas propostas para a criação de uma universidade mais democrática e capaz de dar respostas as demandas mais latentes da sociedade. Será a oportunidade de mudarmos a universidade a partir da nossa organização e atuação.

Através desse processo de construção podemos agregar os estudantes de diversas realidades em torno de um projeto comum de universidade, debatido por todos nós. Por se tratar dessa ferramenta fundamental, a participação dos estudantes dos mais variados cursos e campi é imprescindível.

 

O que será debatido?

Os temas de discussão se darão em três eixos:

- Conjuntura e Educação: analise conjunta das políticas educacionais dos governos de Estado e Federal e as demandas da Educação Pública, em especial do Ensino Superior. Entre outros assuntos.

- Projeto de Universidade: Discussão e aprovação dos fundamentos do que consideramos uma universidade realmente pública e capaz de responder as demandas de transformação de nossa sociedade em contraposição ao projeto de universidade que vigora sob os atuais governos e reitorias.

- Movimento Estudantil: Debate sobre as prioridades e um plano de ação para os próximos dois anos, aprofundando a discussão em torno da nossa organização coletiva. A pretensão é sair do Congresso com o Movimento Estudantil mais organizado, amplo e mais preparado para atuar com consistência e legitimidade.

 

Participe:

O que são delegados?

Representantes de seus cursos ou unidades, que podem ser eleitos por urna ou assembléia. Eles participam dos Grupos de Discussão e tem direito a votar nas propostas saídas dos debates.

O período de tiragem dos delegados é de 10 a 21 de maio. O CA do curso/unidade é quem organiza as eleições, mas se o CA não organizar, pode ser montanda um comissão de 5 alunos que serão credenciados junto a Organização do X Congresso para realizá-las.

 

E os observadores?

Qualquer estudante que não seja um delegado também pode participar das discussões do Congresso, sendo um observador. Ele terá direito a voz em todos os espaços, mas não poderá votar nas propostas por não ter sido eleito representante do curso ou unidade.

 

E os monitores?

Os monitores serão parte fundamental do Congresso, pois ajudarão a organizar as atividades. Serão concedidos certificados de 36 horas de atividades culturais extracurriculares para os/as estudantes que forem monitores. Para se inscrever, mande um e-mail para o DCE (dce@dceusp.org.br), informando nome completo, e-mail, curso e telefone de contato.

 

Para que servem as teses?

São documentos escritos pelos próprios estudantes e que servem para contribuir com os debates do Congresso. Qualquer grupo de pelo menos 5 estudantes pode escrever e assinar uma tese, que será publicada no site do DCE e impressa para os delegados. Inscrições finalizadas.




Atenciosamente

Renata Traça

CEPEGE 2010 - Gestão Chapaatodos
Comments