Reportagens‎ > ‎

Espeleologia

Espeleologia

As cavernas sempre estiveram associadas à história humana. Abrigo e proteção contra o frio e animais predadores durante a pré-história, as cavidades naturais também serviram de armazéns, locais de culto e até espaço de reclusão para doentes no período da Idade Média. A espeleologia é o campo do saber que se dedica aos múltiplos aspectos dessas estruturas, tanto em termos de sua origem e evolução, quanto sua constituição física, análise dos registros rupestres e estudo das formas de vida locais atuais e do passado. Para tal, o trabalho costuma contar com um grupo multidisciplinar, com profissionais da geologia, hidrologia, biologia, climatologia, arqueologia e até da cartografia, topografia e fotografia.  Atualmente, essa ciência tem tido também relação estreita com o esporte, recorrendo às técnicas típicas do alpinismo, escalada e montanhismo.


Visite o site oficial da Sociedade Brasileira de Espeleologia - Clique aqui.

Leia edições do Boletim Eletrônico da Seção de História da Espeleologia,  da SBE - Clique aqui.

Leia a tese de mestrado intitulada Educação ambiental e formação espeleológica no Brasil: estado da arte e perspectivas - Clique aqui.


Parque Alto Ribeira

Com 35.712 hectares de extensão, o Parque Alto Ribeira (PETAR), localizado em São Paulo, abriga uma vasta biodiversidade, além de sítios arqueológicos e mais de 300 cavernas mapeadas pela Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE).

A fauna e a flora da região contam com exemplares de 30 tipos de animais em extinção, além de diversas espécies típicas de matas íntegras, como canelas, cedros, figueiras e jatobás. 


O parque possui quatro núcleos de estudo e turismo:

o Núcleo Santana, com visitas e trilhas;

o Núcleo Caboclos, região central com espaço para acampamento;

o Núcleo Ouro Grosso, que conta com um museu e atividades junto à comunidade e instituições de ensino locais

e o Núcleo Casa de Pedra, onde há fiscalização e controle do local.

Visite o site do PETAR - www.petar.com.br

Leia o artigo Carste e Cavernas do Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR), SP - Clique aqui.

Leia o artigo Considerações preliminares para a reestruturação turística da caverna de santana – PETAR, Iporanga, SP - Clique aqui.


Paleoclima

Paleoclima corresponde ao passado climático da Terra, período que não contava com a técnica necessária para o registro e a análise instrumental de eventos climáticos.

A paleoclimatologia é a ciência que visa reconstituir essas condições do passado através de pesquisas multidisciplinares e analogias com as observações atuais, buscando conhecer a história do clima terrestre, ainda pouco desvendada pela humanidade. Os dados obtidos pelos pesquisadores que se dedicam ao assunto são fundamentais, já que só através do conhecimento do passado climático do planeta será possível fazer previsões do tempo com precisão.

Leia a tese de mestrado intitulada Paleoclima e dinâmica costeira como fatores controladores da distribuição de arenitos em sistemas parálicos - Clique aqui.


Geologia

A geologia é o campo do saber que se dedica ao estudo da crosta terrestre, observando aspectos de sua constituição, as reconfigurações sofridas ao longo dos anos e exploração de seus recursos. A ciência é subdividida em duas categorias: a Geologia Pura, nas vertentes física e histórica, e a Geologia Aplicada, no âmbito da economia, do meio ambiente e da engenharia
Entre as áreas de atuação dos geólogos estão a investigação do solo – através de análises da topografia, de fósseis e de minerais –, a consultoria para projetos de engenharia civil – apontando possíveis danos ambientais e avaliando riscos para as construções – e a  exploração de recursos como minério, água, petróleo e gás natural.

Visite http://igc.usp.br/index.php?id=11

Visite o site oficial da Sociedade Brasileira de Geologia - Clique aqui.

Leia artigos publicados na Revista do Instituto Geológico - Clique aqui.

Comments